Waltel Branco
Homem de Bem com as "mantras" indianas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 25 de novembro de 1989
Idealizado pela jornalista Mirna Grzich, principal divulgadora da chamada música new age no Brasil, aconteceu em São Paulo, Rio de Janeiro, um primeiro festival com músicos-criadores desta nova tendência sonora, características dos anos 80 e que embora universal em suas propostas, teve por base a California para o desenvolvimento maior.
Roberval & Miguelão
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 19 de setembro de 1976
Uma faixa do mercado fonográfico brasileiro ainda praticamente inexplorado é a dos discos-documentários de espetáculos que não sejam propriamente musicais. Nos Estados Unidos e, principalmente na Europa, é comum encontrar-se álbuns duplos, triplos e até em caixas, com 5 ou 8 elepes, com registros completos dos maiores espetáculos teatrais.
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Capelista no Carnegie Hall
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 23 de setembro de 1976
Se algum paranaense encontrar-se em Nova Yorque na próxima quinta-feira dia 30 e passar pelas imediações do Carnegie Hall, não reconhecerá nas fotos do violonista que ali se exibirá, um conterrâneo. Mas na verdade o violonista Silas Antonio do Espírito Santo, 31 anos, que na próxima semana fará sua estréia naquele auditório - um dos mais famosos do mundo, é paranaense de Antonina.
A Banda de Pau & Corda e a Fazenda Modelo
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 26 de setembro de 1976
Depois que o Quinteto Violado foi lançado nacionalmente por Roberto Santana, em 1972, trazendo uma forte - mais revisitada - música nordestina, outros grupos instrumentais-vocais de Pernambuco também tiveram a sua vez, destacando-se dois deles.
Cama & sexo na roda do samba (como faturar com erotismo)
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 13 de abril de 1986
Vem, vamos pro leito,
Vem arranhar meu peito,
me arranque o coração
Vem, vem sem pudor nenhum
Vulgar e tão comum é não
morrer de amor
Sem antes e depois
O convite explícito, direto: ao longo de 11 faixas - quase diria, sussurros eróticos - Wando, que no passado já havia escalado as paradas de sucesso com uma machista música sobre "a moça que já é mulher" ("Moça", 1977, tema de telenovela "Bandeira 2"), assume, definitivamente, a condição de sambista-excitação para um público basicamente feminino, acima dos 30 anos.
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Os homens & a música
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 28 de fevereiro de 1975
O violonista Waltel Branco, 44 anos, parnanguara de nascimento, 25 anos de carreira profissional, a maior parte na Guanabara, onde hoje é um dos principais arranjadores da Rede Globo de Televisão, 6 elepês gravados, chega a Curitiba neste fim-de-semana. Vem discutir com Maurício Távora e Paulinho Vítola os arranjos para a remontagem de "Paraná, Terra de Todas as Gentes" (auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, a partir do dia 18). Waltel vai também marcar a data para um concerto de violão, possivelmente no auditório Salvador de Ferrante, que será uma espécie de despedida de Curitiba.
Vocalistas - Maria, Flora, Joan etc.
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de abril de 1977
Uma nova fornada de discos de vocalistas nacionais e estrangeiros, em diversos estilos e gêneros. A baiana Maria Creusa, que admiramos desde a sua pouco conhecida estréia em LP, há oito anos passados ("Apolo 11", Discos JB, Salvador, 1969), melhora sempre a RCA Victor lhe dá um tratamento especial. "Meia Noite" (Victor, 110.0014, março/77) a traz em plena forma, com um repertório muito bem cuidado, com arranjos divididos entre Luiz Eça, Antônio Adolfo, Waltel Branco e Geraldo Vespar.
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Artigo em 10.11.1974
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de novembro de 1974
Já com uma vasta cabeleira grisalha e um aparente aspecto de homem mau, Mauríco Távora vai embranquecer ainda mais os seus cabelos e dar muitos berros - além de ter que diminuir suas atividades na Soma, para montar até o dia 12 de dezembro o espetáculo "Paraná, Terra de Todas as Gentes", texto de Adherbal Fortes, que inaugura afinal o auditório Bento Munhoz da Rocha Netto.