Tereza Souza
No campo de batalha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 01 de fevereiro de 1991
Hélio Leites faz escola: nas vernissages e concertos, circulando agora Kátia Horn, catarinense de Luzena, 35 anos, que também se transformou em museu ambulante, com a mostra "Dibujos Andantes". Na linha de ingênua ternura que caracteriza a filosofia artística de Hélio, Kátia faz trabalhos minimalistas, que, "expõe" sobre seus jeans - enquanto distribui adesivos e bottons alusivos aos eventos que prestigia. A originalidade de Hélio Leites - e agora esta sua discípula - justificariam que os editores da "Veja" no Paraná pautassem uma matéria a respeito para a "Vejinha".
xxx
Tags:
- A Morta Viva
- Antônio Carlos Jobim
- Armando Maranhão
- Arthur Maia
- Bairro Alto
- Banda Nova
- Braulio Carolo
- Cama de Gato
- Carnegie Hall
- Conjunto Colina Verde
- Consuelo Cornelsen
- Gal Costa
- Hélio Leites
- Jair César
- Mauro Senise
- Oracy Gemba
- Organização dos Estados Americanos
- Pascoal Meireles
- Patrimônio Cultural
- PDT
- Rique Pantoja
- Rua Westphalen
- Sacre Coeur
- Som da Gente
- Teatro do Estudante do Paraná
- Tereza Souza
- Universidade Católica
- Wally Salomão
- Walter Santos
Uma hora feliz para o Nosso Som ir aos EUA
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 05 de maio de 1990
Embora só tenha até agora lançado em CD dois álbuns de seu mais famoso contratado - Hermeto Paschoal ("Só não Toca quem não Quer" e "Hermeto Solo por Diferentes Caminhos"), e o primeiro álbum de Adylson Godoy, a Som da Gente terá o melhor de seu catálogo de música instrumental, hoje já com mais de 50 títulos produzidos criteriosamente a partir de 1982, editados, parcimoniosamente nos Estados Unidos - além de, diretamente comercializá-los em diferentes formas na Europa.
A boa música instrumental com Borghettinho e Pepeu
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de novembro de 1989
Tentativas já houveram muitas. As que deram certo - como a do Som da Gente, através do Nosso Estúdio, que graças ao empenho (e idealismo) de Tereza Souza e Walter Santos, já tem um catálogo de meia centena de títulos da melhor música (instrumental) - parte lançada no Exterior (e que, em março, na Town Hall, Nova Iorque, teve sua apresentação oficial para o mercado americano). Hoje, música contemporânea instrumental tem um sinônimo no Brasil: o Som da Gente.
Outras (bem intencionadas) propostas ficaram no meio do caminho, como a série NMCP que a Polygram tentou anos atrás.
Tags:
- Airton dos Anjos
- Antônio Adolfo
- Aquarela do Brasil
- Ary Barroso
- Baby Consuelo
- Garota de Ipanema
- Gilberto Monteiro
- Guilherme Dias Gomes
- Jacó do Bandolim
- João Gilberto
- Marcos Ariel
- MPB
- Noites Cariocas
- Nosso Estúdio
- Nova Trilha
- Piano Brasileiro
- Porca Véia
- Renatinho Borghetti
- Sigla/Globo
- Som da Gente
- Telmo de Lima Freitas
- Tereza Souza
- Tico Tico
- Town Hall
- Valdir Azevedo
- Walter Santos
- Zequinha de Abreu
Profissionalismo total
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de março de 1989
Na robusta edição do dia 12 de fevereiro último, domingo, na página 9 do caderno Arts & Leisure do The New York Times, um bem produzido anúncio (com a arte original feita na Umuarama, em Curitiba) ocupando 15x3 colunas anunciava os dois concertos do Som da Gente Records ("Is the sound of our people/Brazilian instrumental people") nas noites de 10 e 11 de março no Town Hall, um dos auditórios mais famosos da Big Apple.
Tags:
Também deu no NYT: o elogio ao Som da Gente
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 22 de março de 1989
Quando retornou ao Brasil, sexta-feira, 17, Tereza Souza, a grande idealizadora do evento Som da Gente, em Nova Iorque, trouxe, com a maior alegria, uma pasta contendo dezenas de publicações que a grande promoção em favor da música brasileira - patrocinada pelo Bamerindus - obteve junto à imprensa americana. Outros comentários ainda estão sendo publicados, mas a primeira amostragem já foi significativa, mostrando a importância que os mais importantes críticos de música deram às apresentações dos instrumentistas brasileiros no teatro Town Hall, nas noites de 10 e 11 de março.
Tags:
- Amilson Godoy
- André Gereissati
- Cabo Verde
- Escola de Samba Vai-Vai
- Happy Hour
- Henry Mancini
- Hermeto Paschoal
- Judith M
- Longe dos Olhos
- Marco Pereira
- My Funny Valentine
- Nathan Marques
- Olmir Stocker
- Oswaldinho da Cuíca
- Papai Noel
- Perto do Coração
- Round Midnight
- Som da Gente
- Tereza Souza
- The New York Times
- Town Hall
- Ulisses Rocha
- Um Caminho Para Dois
Atenção, afinal temos a nossa Orquestra Brasileira de Música
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 02 de abril de 1989
Graças ao generoso patrocínio do Bamerindus, o Som da Gente, etiqueta que há oito anos se dedica a valorizar a música instrumental brasileira pôde realizar, nos dias 10 e 11 de março, no Town Hall, em Nova Iorque, a maior promoção já feita para a divulgação da música instrumental brasileira nos Estados Unidos.
Tags:
- Adylson Godoy
- Anacleto de Medeiros
- André Gereissati
- Antônio Carlos Jobim
- Aquarela do Brasil
- Ary Barroso
- Avenida Rio Branco
- Cama de Gato
- Free Jazz
- Henrique Cazes
- Hermeto Paschoal
- José Barbosa da Silva
- Luiz Otavio Braga
- Marco Pereira
- Mauro Senise
- MPB
- New York
- OMB
- Orquestra de Música Brasileira
- Pascoal Meireles
- Paulo Maia
- Radamés Gnatalli
- Rique Pantoja
- Roberto Gnatalli
- Roberto Gnattali
- Som da Gente
- Tereza Souza
- The New York Times
- Town Hall
- Ulisses Rocha
- Zuza Homem de Mello
De Matt a Cido, o retorno da Bossa
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 01 de março de 1986
Há um pouco de exagero, convenhamos, em querer dizer que a Bossa Nova está renascendo através do trabalho de alguns compositores, instrumentistas e intérpretes ingleses. É bem verdade que a influência do que de melhor o Brasil produziu em termos sonoros nos últimos 30 anos atingiu dezenas de países - a partir dos Estados Unidos no início dos anos 60 - é natural que gente inteligente e sensível, cansada dos ruídos roqueiros, busque a ternura e suavidade que marcava a Bossa Nova dos bons tempos.
Tags:
- BN
- Bossa Nova
- Bruno Neher
- Cenair Maicá
- César Mariano
- Domenico Modugno
- Jane Duboc
- Jongo Trio
- Manoel Barenbein
- Márcio Montarroyos
- Natan Marques
- Nico Fidenco
- Nosso Estúdio
- O Som da Gente
- Oswaldinho da Cuíca
- Paulo Roberto
- Renatinho Borghetti
- Ribeirão Preto
- São Lourenço do Sul
- Style Council
- Tereza Souza
- Toninho Pinheiro
- Vai Doer
- Walter Santos
Esta gente afinada que fez o bom som de 1985
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 28 de dezembro de 1985
Sem ordem de importância, classificação ou grandeza - e sujeito a naturais falhas e omissões - alguns nomes ligados à música brasileira - e paranaense - que, no decorrer de 1985, pelo seu trabalho e talento, merecem ser lembrados em qualquer revisão do que de importante aconteceu neste ano.
Tags:
- Airto Moreira
- Al Di Miola
- Almir Sater
- Aluísio Falcão
- Antônio Adolfo
- Arrigo Barnabé
- As Cruzadas
- As Nymphas
- Camerata Antiqua
- Camerata Carioca
- Carlos de Freitas
- Carlos Drummond de Andrade
- Chico Botelho
- Chiquinho Gonzaga
- Clara Crocodilo
- ECA
- Estúdio Eldorado
- Hermínio Bello de Carvalho
- Homero Reboli
- Inge Bruns
- INM/Funarte
- João/Joana
- Jongo Trio
- Lídio Roberto
- LUIZ
- Luiz Avellar
- Luizinho Eça
- Mara Fontoura
- Marlos Nobre
- Maurício Quadrio
- Maurity Sabóia
- Milton Nascimento
- MPB
- Nara Leão
- Nem Tudo
- Noites do Sertão
- Norton Morozowicz
- O Som da Gente
- OCB
- Orquestra de Câmara de Blumenau
- Orson Welles
- Os Pianeiros
- Percy Tamplim
- Pingo D
- Radamés Gnatalli
- Roberto de Regina
- Roberto Menescal
- ROBSON BORBA
- Rogério Sganzerla
- Sérgio Ricardo
- Sinfônica Brasileira
- Studium Musicae
- Tamba Trio
- Tavinho Moura
- Tereza Souza
- Trenzinho Caipira
- Um Cantinho
- Um Violão
- Villa Lobos
- Walter Santos
Nos jogos da qualidade está faltando público
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 27 de outubro de 1981
Na sexta-feira, 23, a estréia do Trio D'Alma teve que ser adiada por falta de público. No sábado, até às 21 horas, não havia nenhum espectador. Só o extremo profissionalismo de André, Rui e Ulisses Rocha, fez que apresentassem um recital para menos de 30 espectadores. Quem perdeu não foram eles. O prejuízo financeiro não é o mais importante. Quem perdeu foram as centenas de curitibanos que, teoricamente, apreciam ou se dedicam ao violão e deixaram de ouvir/ver o único trio de violões do País e, até prova em contrário, o primeiro nesta formação em todo o mundo.
Tags:
- Amilson Godoy
- Araken Távora
- As Nymphas
- Ballet Teatro Guaíra
- Breno Sauer
- Centro Livre de Aprendizagem Musical
- César Fonseca
- Cláudio Bertrami
- Conselho Nacional de Direito Autoral
- Edu Lobo
- Fernando Lobo
- Ferreira Gullar
- Ginásio do Círculo Militar do Paraná
- Heraldo do Monte
- Jogo de Danças
- Jogos de Dança
- John McLaughlin
- Jorge Amado
- Marcelo Marchioro
- Marilda Pedroso
- Museu da Imagem e do Som
- Naum Alves de Souza
- Ney Braga
- Norton Morozowicz
- O Contestado
- Paco de Lucia
- Palácio Iguaçu
- Papa João Paulo II
- Pepeu Gomes
- Sigla/Som Livre
- Som da Gente
- Tereza Souza
- Trio D
- Ulisses Rocha
- Zimbo Trio