Login do usuário

Aramis

Música Pop - Uma fonografia atual (III)

DAWN Trio inglês que teve em "Candida" o seu primeiro sucesso mas que somente chegou a "Top 10" da Grã-Bretanha com "Knock Three Times", o Dawn é um grupo vocal romântico com um repertório bem suave o que faz incluir como "cavalo de batalha" em seu lp "Tie a Yello Ribbon" (Bell Records/Phonogram, 2308059, janeiro/74), uma das mais açucaradas (e bonitas) músicas do ano passado, "You're a Lady" de Peter Skellern, que teve mais de 50 diferentes gravações em menos de seis meses. Liderada por Tony Orlando e com a participação de duas bonitas cantoras morenas, Telma e Joyce, Dawn teve em "What are you doing Sunday" outro de seus sucessos na Inglaterra. Neste lp distribuído pela Phonogram produção de Hank Medress, Dave Appel e grupo The Tokens participam nada menos que 14 instrumentistas mais os conjuntos de cordas e sopros, além de várias vocalistas convidadas. Assim Telma Hopkins destaca-se em "I Don't Know You Anymore" e Joyce Vincent em "Easy Evil", além de Pam Vincent e o vocal Group Foundation apoiarem outras faixas. Com um bom repertório e arranjos suaves, eis um lançamento agradável e simpático. Faixas: "Freedom For The Stallion", "Jolie", "When We All Sang Along", "Runaway/Happy Together", "Easy Evil", "Tie a Yellow Ribbon Round the Ole Oak Tree", "You're a Lady", "Lady Susan", "Watch a Own Break Down", "I Can't Bellieve How Much I Love You" e "I Don't Know You Anymore". GARY GLITTER Apesar de citado em várias das listas dos disc-jockeis e programadores por nós convidados a opinar sobre os melhores de 1973 no referendum publicado na edição de O Estado de 30-12-73, o cantor Gari Glitter não nos entusiasmou sequer como revelação. Seu lp "Touch-me" (Bell Records/Phonogram, 2308062) segue um esquema convencional com músicas próprias e de outros autores em interpretações de muito calor - feita ao longo de sua viagem a Hambugo, Paris e Londres. Faixas: do próprio Glitter, temos "Hello! Hello! I'm Back Again", "Sideealk Siner", "Didn't Do It Right", "Hold On To What You Go", "I.O.U.", "Do You Wanna Touch Me", "Come On Come In, Get On", 'Happy Birthday", Hard On Me". De Paul Anka o conhecidíssimo "Lonely Boy". De P. Spector "To Know Is To Love you" e de J. Stone, "Money Honey". GEORDIE Se Gary Glitter obteve ainda algum destaque em seu lançamento, Geordie é um cantor pop que surge da forma mais anônima possível. A Odeon geralmente cuidadosa em suas edições sabendo promover seus artistas através de "Alto Falante" (interessante "house organ" editado por Júlio Hungria, ex-disc-review do "Jornal do Brasil") desta vez não forneceu nenhuma informação a respeito deste artista cujo nome também não consta em nenhuma das mais atualizadas enciclopédias de música pop. E como artisticamente, Geordie não traz nada de novo limitando-se a repetir um estilo já cansativo, aqui fica o simples registro de seu álbum de estréia ("Hope you like it". EMI/Odeon, novembro-73). GRAN FUNK Adjetivado de uma "usina americana de hard rock" o Grand Funk foi criado em 1968 pelo produtor Terry Knight. Reunindo três instrumentistas criativos - Mark Farner (guitarra e vocais), Mel Schatcher (contrabaixo) e Don Brewer (bateria) eles optaram pelos caminhos do chamado "rock da pesada". Em 1972 o produtor Terry Knight deixou o grupo o que entretanto não prejudicou a sua carreira - nestas alturas já consolidadas com a gravação dos álbuns "On Time" (Capitol, 1969), "Grand Funk" (CO 6280357), "Closer to Home" (1969), "Live Album" (1970, 2 lps registrados no Festival Pop de Atlanta em 5-7-1970), "Sur Vival" (1971), "Pluribus Funk" (1971), "Mark, Don & Mel", (retrospectiva, 1969-71) e "Phoenix" (1972). "We're An American Band" (EMI-Odeon-Capitol, SMAS-11207, novembro-73) é o mais recente álbum do GF o primeiro lançado no Brasil do novo produtor do grupo - Todd Rundgreen. Gravado nos estúdios Criteria em Miami Florida este álbum traz uma novidade: Craig Frost, executando órgão, piano elétrico, Moog e Clavinete valorizando as novas músicas todas dos integrantes do Grand Funk: "We're An Ame Rican Band", "Stop LOokin'Back", "Creepin", "Black Licoricce", "The Raltroad", "Ain't Got Nobody", "Walk Like a Man" e "Lo Neliest Rider". Excelente apresentação gráfica com design de Lynn Goldsmith e Andrew Cavaliere. GUESS WHO (THE) Quinteto convencional, The Guess Who é formado por Burton Cummings (vocal piano), Don McDougall (guitarra vocal), Bill Wallace (contrabaixo, vocal), Garry Peterson (percussão) e Kurt Winter (guitarra). Em um novo lp lançado no Brasil (=10) Victor 104.4035 novembro - 73, o grupo nada acrescenta a uma carreira até hoje apagada em termos de criatividade. Com as músicas do líder Burton Cummings eventualmente admitindo um parceiro nenhuma das faixas merece um destaque maior: "Take it of my Shoulder", "Musicione", "Miss Frizzy", "Glamour Boy", "Self Pity", "Lie Down", "Card Board Empire" e o maior sucesso "Just Legt Me Sing". JAMES GANG (THE) Estabelecidos em Cleveland, Ohio o James Gang funciona como uma cooperativa que inicialmente encarregou-se de divulgar o seu nome nos cinco Estados vizinhos ampliando-se mais tarde para todo o território dos EUA e Europa, quando conseguiu superlotar o Carnegie Hall em Nova Iorque e o Lyceun Theatre em Londres. Seus últimos cinco álbuns gravados para ABC-Dunhil "Yer Album", "The James Gang Rides Again", "Thirds", "James Gang Live at Carnegie Hall" e "Straight Shooter" alcançaram os primeiros lugares de todas as paradas de sucesso nos EUA e "The James Gang Rides Again" e "James Gang Live at Carnegie Hall" receberam o certificado de ouro da RIAA. Formado por Jim Fox (bateria e vocais) Dale Peters (guitarra-baixo e vocais), Dom Troiano (guitarra-base) e Roy Kenner (vocais) o James Gang divide entre si o trabalho mas Jim que é uma espécie de fundador do grupo exerce o papel de líder e porta voz. No mais recente álbum do grupo "The Best of the James Gang" (Probe-Odeon, ABC Records) lançado no Brasil eles contam com a participação do guitarrista Joe Walsh um famoso nome do rock inglês. Tirado dos três primeiros discos - "Yer Album", "James Gang Rides Again" e "Thirds", "The Best" oferece para os fãs do grupo de Cleveland uma sólida seleção dos melhores temas que fizeram a fama desta banda: "Funk 48", "Walk Away", "Midnight Man", "Take a Look Around", "Funk 49", "Woman the Bomber", "Ashes the Rain and I", "Yadig" e "Stop". HARVEY (ALEX) BAND Outra banda que começa a aparecer no universo pop é a do Alex Harvey adjetivado de um sensational neste seu primeiro lp ("Framed", Vertigo - Phonogram 6360081, agosto-73) oferecido ao público brasileiro. O líder Harvey é apenas vocalista e seus companheiros de Banda são Zal Cleminson (guitarra), Hugh McKenna (piano elétrico), Chris Glen (guitarra base), Eddie MacKenna (bateria), Phil Kenzie (sax tenor) e mais uma seção de metais não identificados. Composições próprias de Harvey no lado A os quatro temas - "Framed"- "Hammer Song", "Midnight Moses" e "Isobel Goudie" surgem como uma sinfonia erótica: na 1ª parte, "My Lady of the Night" na segunda "Coitus Interruptus" e no terceiro "Virgin and the Hunter". Já no lado 2, as faixas são menos pretensiosas: "Buffs Bar Blues", "I Just Want To Make Love To You", "Hole In Her Stocking", "There's No Lights On The Christmas", "There Nother", "Big Louis Tonight" e "St Antony". Um novo e curioso conjunto. HUMBLE PIE Formado em Londres no verão de 1969 pelo guitarrista Steve Marriot (que havia fundado o Small Faces na primavera de 65 e que deixou a 29-4-69) o guitarrista-solista Peter Frampton (ex-Herd e adorado pelos jovens ingleses) o baterista Jerry Shirley e o contrabaixista Greg Ridley o Humble Pie teve o seu primeiro sucesso no compacto simples "Natural Born Boogie". Considerado um "grupo de cena" o Humble Pie também integra a linha do Hard-Rock e suas apresentações são a exemplo do Pink Floyd e Alice Cooper de grande efeito visual (no Brasil um paralelo: Secos & Molhados). Um exemplo do impacto que causa sobre o público (numeroso) que comparece em suas apresentações é audível no lp "Rockin at the Fillmore". Nestas apresentações não falta inclusive toque erótico embora os rapazes do Humble não cheguem ao rock bissexual do Alice Cooper. No verão de 1971 quando de uma temporada no Olympia em Paris, Peter Frampton deixou o grupo e formou o seu próprio grupo Camel (ainda inédito no Brasil). Foi então substituído por Clem Clempson ex-guitarrista do Colesseum. Fazendo um "circuito universitário" na Inglaterra no ano passado ele foi até Billie Barnun e Clydie King mais o saxofonsita Sydney George. Seu quinto álbum, o duplo "Eat it" (A&M Records-Odeon, 2100) com uma face reproduzindo as mais marcantes apresentações feitas na Europa no ano passado oferece ao público brasileiro a oportunidade de conhecer este conjunto de intensa vitalidade e entusiasmo. São 17 músicas das quais 10 do líder Marriott, mais alguns hits conhecidos como "Black Coffe's" de Ike e Tina Turner, "I Believe To My Soul" de Ray Charles (That's How Strong My Love is" de Jamieson e "Honky Tonk Woman" de Jagger - Richard dos "Rolling Stones". As gravações do lado 4, 2º lp - "Up Our Sleeve", "Honky" e "Runner" (Holland - Dozier) foram feitas durante a apresentação do Humble Pie no Green's Plahouse Glasgow. Um lançamento quente e marcante para os apreciadores do chamado "hard rock". KENNEDY (MIKE) Mais um cantor pop em busca de seu lugar ao sol: Mike Kennedy, aqui lançado sem maiores informações, pela RCA Victor num lp original Explosion onde canta músicas de diferentes autores sem conseguir maior destaque. Enfim fica o registro para os eventuais interessados. Faixas: "Arkansas", "Mother America", "Look in my eyes Pretty Woman", "Everybody's Gota Believe", "Georgia", "Everything I Touch", "Turns To Tears", "Black Is Black", "Bring a Little Lovin", "Gipsy Fire More", "Than Just a Woman", "Forgive and Forget" e "Johnny Rebel". LOBO Cantor suave com um excelente prestígio e realmente boas músicas em interpretações suaves mais para o estilo country & western do que no rock. Lobo um novo lp editado no Brasil ("Calumet", Philips 6369802). Acompanhado por Barry Harwood na guitarra, Roy Yager na bateria, John Mulkey no contrabaixo e Jim Ellis no piano e órgão mais as vozes de Robert John, Mike Gately Sue Ellis e Steven Carlise uma seleção de músicas inéditas do próprio Lobo: "How Can I Tell Her", "Chorus", "Stoney", "Rock And Roll Days", "One And The Same Thing", "Hope You're Pround of me Girl", "Goodbye Is Just Another Word", "Love Me For What I Am", "Try", "It Sure Took a Long, Long Time" e "Standing At The End Of The Line". MANDRILL Grupo americano de Soul-Music o Mandrill é formado por profisisonais conscientes "de nossa eficácia" como tem declarado repetidamente: Claude Cave (órgão, piano, vibrafone, vocais), Omar Mesa (guitarra, percussão, vocais), Charlie Prado (bateria, percussão, vocais) e Rio Wilson (tenor, percussão, vocais). Em três anos de carreira fizeram dois álbuns marcantes: "Mandrill" (Polydor 2425049), gravado em setembro de 1971 e lançado no Brasil em princípios de 73 e "Composite Truth" gravado em janeiro do ano passado e há poucos meses pela Phonogram - Polydor (2391061). Vários músicos deram colheres de chá em algumas faixas entre os quais o notável percussionista Ron Carter. As músicas são todas dos próprios integrantes do Mandrill: "Had Loose", "Fencewalk", "Hagalo", "Don't Mess Mess Wit People", "Polk Street Carnival", "Golden Stone", "Our With The Boys" e "Morocan Nights". Para os fãs do gênero uma boa indicação. MIDDLEBROOKS MUSICAL ENSEMBLE (& PICK-UP BAND) (THE) Cuidadosa em todos os seus lançamentos dos clássicos a produção jazzística de Creed Taylor (CTI Reocrds) José Rozemblit editou pela Top Tape um lp muito interessante para quem se interessa pela chamada "Southern's" - a música do sul dos EUA com múltiplas influências. E para apresentar esta miscelânia de ritmos & influências, um novo conjunto - The Middlebrooks Musical Ensemble, acoplado a chamada "Pick Up Band". De certa forma o desenho da capa já dá uma idéia do "espírito" desta integração musical: a chegada a uma casa do Interior (guitarrista sentado na porta perante uma tranquila família) de um piano - trazendo um novo elemento musical. Assim o repertório oscila desde músicas de domínio público como "Deep River" até "Lady Madonna" dos ex-Beatles Lennon - Mc Cartney, passando por gospel ("Feelin", "The Spirit") canções do Old South ("Homeland") e músicas de novos autores Gus Cannon ("Walk Right In") ou, principalmente, do própio líder do grupo - Middlebrooks: "Waitin For The Welfare", "Homeland", "Red-Clay Blues", "Scooterpoopin", "Skootchy", etc. Os integrantes do Middlebrooks são Gary Walters (baixo), Harry Middlebrooks (piano-ótgão), Dennis St. John e Chuck Flores (bateria), Jerry Steinholtz (percussão), Richard Bennet, Rick Littefield e Jay Dee Maness (guitarras), Jimmy Roosa e Emory Gordy (pistão), Ted Stovall (trombone) e Terry Harrington (sax-flauta). Participam ainda vozes de oito vocalistas inclusive do líder Harry Middlebrooks. Um lançamento a ser analisado com particular atenção embora tenha passado totalmente despercebido da crítica-público.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Nenhum
17
03/02/1974

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br