Mauriat e seus sucessos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 26 de abril de 1975
Há certos maestros arranjadores que conseguem, em cada época descobrir o exato gosto da classe média e com isso garantir excelentes vendas, para seus elepês. Já houve a época de Glen Miller, outra de Harry James, depois vieram Ray Conniff, Ray Anthony, Billy Vaughan, Mantovani, André Kostalenetz e Percy Faith. Hoje, o mercado é de Paul Mauriat, marselhês, de bom gosto e boas idéias [harmônicas], que tem todos os seus discos consumidos avidamente pelo fã-padrão da música internacional .
"Le Premier Pas"(Philips, 635171, março/75), título do volume 19 da série "le Grand Orchestre de Paul Mauriat", pouco se diferencia dos dezoito títulos anteriores: uma seleção de músicas harmoniosas, em arranjos dando destaques especiais [às] seções de violino - o forte de qualquer apresentação romântica - com músicas facilmente consumíveis. Um mérito, porém, destaca, Mauriat de outros profissionais regentes de sucessos: o bom gôsto do repertório. Ao contrário de Conniff, Kostalentz e Faith, Paul Mauriat procura músicas novas, lança composições inéditas, não gigoloteando apenas os sucessos já comprovados. Embora, evidentemente, seja obrigado a algumas concessões, como por exemplo, a inclusão do hit "Chanson por Anna" neste elepê. Outro mérito do regente francês: a discrição de incluir suas próprias composições, no máximo, com uma música em cada gravação. Aqui, ele apresenta "Until the End Of My Song", em parceria com V. Coupeau.
Outras faixas: "El Bimbo" (COM. Morgan), "Le Premier Pas" (C.M. Schongerb), "14 Ans Les Gauloises" (E. Charden GENTE. Bontempelloi) "Feel Like Makin Love (E. MacDaniel), "Rock The Boat" (W. Holmes), "Sur Le Chemin de La Vie"(C. Verdier-S. Makhno), "Elise" (PARA. Groscolas M. Joudan), "Alia Souza" (V. Sanson), "Rock Your Baby" (H. W. Casey R. Finch) e "Petite Femme" (Michaele L. P. Sebastian).
Enviar novo comentário