Maister & cinemas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 28 de janeiro de 1970
Quando chegar aos Estados Unidos, dentro de algmas semanas, por onde iniciará uma volta ao mundo em 80 dias, o professor Rubens Maister deverá rever em Nova Iorque o empresário Will Szabo, dirigente da Society of Motion Picture and Television Engineers, o qual se tornou seu amigo há quatro anos, quando Maister teve uma tese apresentada num congresso sôbre cinema e televisão. Catedrático de Arquitetura da Escoal de Engenharia da Universidade do Paraná, Rubens Maister, 48 anos, um dos mais respeitados engenheiros e arquitetos de nossa Capital, desde que fez sua tesa para catedrático da UFP, há quase dez anos - "Morfologia dos Cine-Auditórios" - passou a ser um dos técnicos mais preocupados no estudo de construção de auditórios de teatros e cinemas. Em 1966, a convite da Society of Motion Picture and Television Entineers, teve uma tese - "The IsoDeformation Curves of Imagens and the Criterior of Deliminatin of the Usable Areas in Cine-Auditoriums" - discutida e aprovada num conclave de engenheiros, arquitetos e exibidores realizado em Nova Iorque, que concluíram ser o seu mais completo estudo formulado a respeito da deformação das imagens cinematográficas provocadas pela má construção de auditórios. Aproveitando sua próxima visita aos Estados Unidos, Maister vai encontrar-se com Will Szabo, ex-sócio de H. Reeves, um dos inventores do Cinerama ( que teve sua estréia muncial em 1º-10-1952), para tratar de uma nova publicação de seu trabalho, revisto e aumentado. O autor do projeto do Teatro Guaíra é um homem apaixonado pelo cinema e uma de suas maiores satisfações profissionais foi ter projetado dois cinemas do Interior - o Emacite em Pôrto União e o Marrocos, em Lajes - onde teve oportunidade de aplicar muitas de suas teorias. Resultado: aqueles dois cinemas são o que apresentam melhor qualidade de projeção em todo o Sul do Brasil.
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