Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1992 - Julho)

Franceses assistem filmes brasileiros inéditos aqui

Enquanto no Brasil a produção cinematográfica, em longa-metragens, continua paralisada - e para que os dois principais festivais competitivos do país (Gramado, Rs, agosto; Brasília, outubro) não fossem cancelados seus coordenadores tiveram que privilegiar os curtas e médias-metragens - e criar eventos paralelos (em Gramado, abrindo-o competitivamente a outros países), no exterior o Brasil ainda vive de glórias visuais do passado.

No campo de batalha

Com toda razão, Neiva Braska Negrão é a mãe-coruja da dança paranaense. Sua filha, Jô Braska Negrão, continua em escala internacional. Depois de ter residido em São Paulo e feito uma permanência de cinco anos nos EUA, com bolsas da Universidade de Harvard (escolhida entre 538 candidatas), em 1988 esteve em Moscou, onde se atreveu a dar aulas de jazz numa academia. Pelo visto agradou, pois em setembro do ano passado foi convidada a ensinar jazz numa escola da antiga capital da URSS.

Correspondência amorosa dos célebres músicos

O que pensava Mozart enquanto compunha A Flauta Mágica? O que sentia Haydn quando trabalhava em sua ópera A Alma do Filósofo? Que sentimentos inspiravam Beethoven, Chopin, Wagner?

Denise é agora tese para a Universidade de Nova York

A "Folha de São Paulo" é hoje um dos jornais de circulação no Paraná competindo com a imprensa local. Entretanto isso não significa que todos os paranaenses tomem conhecimento do que pública e assim a matéria colorida que dedicou na capa do suplemento "Ilustrada" edição de segunda-feira, merece ser comentada, especialmente porque se refere a paranaense de maior projeção mundial nos dias de hoje na área artística: Denise Stoklos, 43 anos a serem completados no próximo dia 10 de julho.

Bibioteconomia

O primeiro curso de especialização para bibliotecários de instituição de ensino superior do Paraná começará a funcionar na próxima segunda-feira. A abertura será às 8h, no anfiteatro do 7º andar do Edifício D. Pedro I, com as presenças do reitor Carlos Alberto Faraco e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Roberto Antunes dos Santos. São 25 alunos que freqüentarão o curso, classificados em exames de seleção e que cumprirão a carga horária de 450 horas, em três módulos. O primeiro começa no dia 6 e vai até 31 de julho

S.O.S. Planeta Terra

Com charmosa edição, a Melhoramentos lança a coleção S.O.S Planeta Terra, com objetivo de esclarecer os jovens leitores sobre dúvidas e conceitos básicos de ecologia. Composta por oito títulos da mais palpitante atualidade, a coleção foi iniciada com os volumes O Efeito Estufa, Chuva Ácida e a Camada de Ozônio, de M. Bright, e Floresta Tropical, com ilustrações de James MacDonald. Estão programados ainda os títulos Poluição Urbana, Reciclagem, Habitats em Extinção e Poluição nos Oceanos.

Ficção-ecológica

O jornalista Peter Benchley, que depois do sucesso de Tubarão (levado ao cinema), passou a dedicar-se à ficção, surge agora em a Besta (Editora Rocco, 292 páginas). Lembrando o mundo de Vinte mil léguas submarinas, onde o misterioso capitão Nemo enfrenta um polvo gigante, Benchley soube criar uma história tão emocionante quanto a do consagrado Júlio Verne. Também um apaixonado pelo mar, ele mostra neste romance as nefastas, e nada inverossímeis, conseqüências do desequilíbrio ecológico.

Curso de Ikebana no fim de semana

A arte de reproduzir a natureza em pequenos arranjos. Esta é a proposta de um curso sobre Ikebana, que acontece em Curitiba neste final de semana. O Ikebana é uma arte japonesa que confecciona arranjos de flores. O curso tem doze horas de duração e abrange estudos teóricos e práticos sobre a origem e significado do Ikebana, simbolismo das flores, técnicas de conservação e confecção de arranjos, além da exibição de um vídeo. A promoção é do Centro de Estudos de Antropologia Gnóstica.

Indicações 1991 em exposição

A Sala Miguel Bakun / Secretaria da Cultura abre amanhã para 20h30, para a mostra "Circuito Oficial de Salões de Arte - Indicações 1991", com 35 trabalhos inéditos de artistas premiados nos salões oficiais do Estado.

Concurso de outdoor

A Central de Outdoor lançou no ano passado o "Prêmio UAU", concurso de nível nacional para escolher o melhor outdoor do ano. No próximo mês de agosto, será promovida em São Paulo a segunda realização deste concurso, que este ano terá sua premiação e sistemática modificadas. É que foi ampliada a participação das cidades concorrentes, através do trabalho das seccionais e núcleos regionais da Central de Outdoor, visando dar uma maior representatividade ao evento.

Museu realiza cursos de xilo e arte-papel

Museu da Gravura promove, a partir de segunda-feira, o curso de xilogravura com a artista plástica Yara Quasque, com término dia 18, e de papel artesanal com a pesquisadora Clarice Borian, até dia 31. Os cursos terão turmas à tarde e à noite, com vagas limitadas, sendo que as inscrições já estão abertas, podendo ser efetivadas na secretaria do Museu da Gravura (Rua Carlos Cavalcanti, 533) com informações pelo telefone 223-2733 (ramal 259).

Sérgio, mestre de Groff na arte de beber vinho, lança novo livro

"Agora que a velhice começa preciso aprender com o vinho a melhorar envelhecendo, e sobretudo a escapar do perigo terrível de envelhecendo virar vinagre" (Dom Helder Câmara, "Meditações do Padre José)

Jacarezinho prepara festa com disk-Texas

Até um telefone especial, o Disk Texas (0437) 22-0232, está em ação para os vinte dias da Festa do Texas, um acontecimento anual na época de férias de julho na cidade paranaense de Jacarezinho.

Ópera Tosca é atração-laser no Teatro Paiol

A ópera Tosca, de Puccini, com Plácido Domigo, em vídeo laser, será apresentada no Teatro Paiol, na próxima terça-feira, às 18h20, com entrada grátis, numa promoção do Projeto Música do Banco Real, com apoio em Curitiba do Hotel Bourbon. Antes da apresentação, o diretor de teatro Marcelo Marchioro fará comentários.

No campo de batalha

Já que começamos falando na arte de beber vinho, mais um registro editorial sobre cozinha & mesa: István e Janes Wessel publicam "Segredos da Família Wessel" (Edições Melhoramentos, 124 páginas). Em linguagem coloquial, o casal oferece mais de 50 receitas relacionadas a arte de preparar carne e, especialmente churrasco, área no qual os Wessel são profissionais com mais de um quarto de século de experiência. Bom apetite! xxx

Plácido Domingo graças ao Banco Real estará no Paiol

Quando Paulo Wendt (1914-1967), nome que ficou dentro da vida noturna de Curitiba como dono de uma rede de boites e restaurantes a partir da Marrocos, na Praça Carlos Gomes (*), [preocupado] em melhorar sua imagem atingida por acusações de favorecer o lenocínio classe "a" decidiu não apenas restringir as suas sofisticadas casas noturnas (que incluíam além da "Marrocos", "Tropical", "Cadiz" durante algum tempo e outros) os bons shows que bancava na Curitiba dos [anos] 50 (**), não teve dúvidas: investiu alguns milhões para uma tempestade de óperas e operetas, com nomes nacionais, que po

Boa programação que poderá trazer até "Carmina Buranda"

A programação dos "Clássicos de Vídeo Laser", oportuno projeto que o Banco Real traz a Curitiba - e que está tendo localmente a coordenação do jornalista Ayrton Batista, no setor de comunicação ainda não está definido em suas próximas atrações. Entretanto o objetivo será, alternando óperas, concertos sinfônicos e mesmo de solistas, em perfeitas gravações em disco-laser, do mais alto nível.

''À Procura do Destino"

Vencedor de dois prêmios no Festival de Berlim de 1991 e muito elogiado pela crítica quando exibido na III Mostra Banco Nacional de Cinema, "À Procura do Destino" é o sexto filme de Neil Jordan, diretor irlandês, um dos mais premiados na Grã-Bretanha. Esta sua nova produção mostra a fantasia do garoto Jimmy, que vive numa pequena cidade à beira mar e se apaixona por uma mulher mais velha, com idade para ser sua mãe. O relacionamento entre os dois é condenado pelo pai de Jimmy, um alcoólatra.

Batman volta em superprodução bilionária enfrentando Pingüim

Diminuem as estréias apesar das férias. Em compensação, em lançamento nacional - apenas três semanas após os Estados Unidos/Canadá e ao mesmo tempo da Europa - chegar a megaprodução de maior ambição de bilheteria!

Brinquedos da ilha são pesquisados

Pela primeira vez, um grupo de professores e estudantes de Educação Física vai atuar junto a uma comunidade de ilhéus, pesquisando a cultura no brinquedo e no lazer daquelas pessoas que vivem quase sem contato com o continente. O local escolhido é a Ilha de Superagüi, no Litoral Norte do Paraná e é para lá que se dirigem, nesta segunda-feira, as professoras Marlene Rodrigues Vieira e Yara Beduschi Coelho, com uma equipe de 25 alunos de 1º e 4º anos do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br