Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1977 - Junho)

Mundo Musical

O saxofonista e pianista Victor Assis Brasil estará pela terceira vez em Curitiba na sexta-feira, para uma única apresentação no Guaíra. Anteriormente, Victor esteve, em 1967, numa única noite na Reitoria e há 2 anos, junto com o executante de harmônica Maurício Einhorn, em temporada de 3 dias no Guairinha. Seu concerto de sexta-feira junto com o baixista Paulo Russo, bateirista Paulo Laijão e guitarrista Hélio Delmiro, se afigura como um dos mais importantes eventos musicais deste semestre.

Na Enciclopédia

A pressão econômica contra os veículos de comunicação do ex-governador Paulo Pimentel já chegou as enciclopédias. No "Livro do Ano-1977", que a "Enciclopédia Britannica" do Brasil começou a distribuir nesta semana, na página 89, no verbete de uma página mais de 100 linhas, dedicados ao Paraná, está o seguinte tópico: "Assunto que despertou interesse, durante o ano, foi a polêmica travada entre os ex-governadores do Estado, Nei Braga e Paulo Pimentel, através dos meios de comunicação sob seu controle de influência. Foi decidido um corte de publicidade do governo nos órgãos do Sr.

Chorinhos, fracassos & passarinhos

"Caros Amigos", o chorinho que Chico Buarque de Hollanda gravou como música-título de seu último lp (novembro/76) - e que por sua comunicabilidade é uma das faixas mais executadas atualmente, tendo inclusive sido a música escolhida para encerrar as transmissões da Rádio Iguaçu, na semana passada, quando a mesma saiu do ar, na verdade tem apenas letra de Chico.

Jazz não jaz. Vive, hoje, no Guaíra

Um raro espetáculo de jazz poderá ser aplaudido na noite de hoje, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto: o saxofonista e pianista Victor Assis Brasil - único jazzman profissional do Brasil - acompanhado pelo seu trio. A promoção é de Gady Leib, que, anteriormente, já trouxe a Curitiba outros grandes nomes do jazz internacional: Charles Tolliver, Horace Silver e Art Blakey e seus jazz Messengers.

Um violão, uma flauta & muito talento

Num país de pianistas e violinistas como o Brasil, os executantes de metais são raros. Pela falta de condições profissionais, inexistência de um mercado estimulante e criatividade instrumental, os saxofonistas, pianistas, clarinetistas, trombonistas e flautistas escasseariam. Não só no plano regional, mas mesmo em termos nacionais, onde, por exemplo, dá para se contar nos dedos os flautistas do 1.º time - como mestre Copinha, o veterano Altamiro Carrilho, ou os jovens Franklim ou Sando (ex-Quinteto Violado).

Joffre, o homem, o sonho & o teatro

Na próxima sexta-feira, dia 10, quando o musical "Arena Conta Tiradentes" de Boal Guarnieri-Lobo; estrear no palco do Teatro de Arena em Jacarezinho, não será apenas o diretor Oracy Gemba que merecerá aplausos.

Disquinhos

Um dos aspectos mais fascinantes aos que se dedicam ao encantador trabalho - ou missão - de produzir livros, discos e demais entretenimentos para a infância, está na colocação dos animais como símbolo dos valores, dos significados morais, dos ensinamentos de nosso mundo. E os bichinhos, em sua ingenuidade, em suas identificações - o leão com a força, o macaco com a esperteza, a tartaruga com a experiência, o coelho com a rapidez, etc., servem, perfeitamente, a esta criações.

Em todas as rotações

1 Uma das melhores séries criadas pela Phonogram foi a "Antologia da...", pela qual já tivemos volumes dedicados aos Samba-Canção (Quarteto em Cy, 2 volumes), Samba )MPB-4, 2 volumes), Chorinho, Músicas Juninas e Flauta (Altamiro Carrilho), Frevo (orquestra de José Menezes), entre outras. Produções bem acabadas, geralmente com esclarecedores textos de contracapa a cargo de Paulo Tapajós, presidente da Associação de Pesquisadores da MPB, trata-se de uma coleção indispensável a quem se interessa pela nossa melhor música.

Jornal da Tela

Com números na mão, João Aracheski, executivo da Fama Filmes no Paraná e Santa Catarina, lamenta informar: se, em 90 dias, a renda do Cinema 1 continuar em vermelho, Curitiba perde seu único cinema de arte e ganha mais uma casa de pornochanchadas e filmes na linha Kung-Fu, em sessões corridas, como os poetas Arlequim, Scala e Glória. Comparando não a São Paulo ou Rio - metrópoles que comportatam o funcionamento de casas especializadas em filmes de arte mas com cidades como Porto Alegre, Belo Horizonte , Recife e Salvador, Aracheski indaga: onde está o público que vive a exigir bons filmes?

Mundo Plástico

A concorrência no setor de artes plásticas em Curitiba tem crescido tanto que se torna necessário ter boas idéias para conseguir destacar algumas nova experiência. Por isso a Sra. Adeline Caron, que há alguns meses inaugurou. O Artesão - Oficial de Arte, na Praça Santos Andrade, decidiu espaçar as individuais que promove, garantindo aos artistas escolhidos maior rendimento promocional. Após a exposição de Ida Hanneman de Campos, patrocinará agora uma individual da Sra.

Magal, Agepê, Burnier & Cartier

Só as 3 horas da madrugada de ontem é que Sidney Magal, 24 anos - a serem completados no final do mês, dois compactos simples e um elepê - suficientes para torná-lo um novo ídolo de consumo junto as faixas das classes "b" e "d" do público feminino, entre 13/20 anos - pôde descansar por algumas horas. Às 8,30 horas de quarta-feira, já barbeado e apresentando ótima disposição, começou a percorrer as lojas de discos da cidade, acompanhado de Roberto Berro, representante regional da Phonogram e da divulgadora Célia Regina Vaz, última etapa na maratona de 48 horas, desenvolvida em Curitiba.

As cantoras de Beraldim

Apesar de ter sofrido recentemente dois graves problemas de saúde - o último há menos de um mês, quando se apresentava num presídio em São Paulo - a cantora Ângela Maria (Abelim Maria da Cunha, 49 anos) mostra muito entusiasmo e resistência, percorrendo desde quarta-feira última um roteiro por estradas empoeiradas no interior do Estado. Empresada por Neivo Beraldim - que disputa com Avelar Amorim o mercado artístico do Paraná - a "Sapoti" desceu em Londrina no dia 8 e na mesma noite já estava cantando em Ribeirão do Pinhal. Quinta-feira foi a Umuarama e ontem apresentou-se em Ponta Grossa.

Duas mulheres, duas exposições

Duas mulheres, dias pintoras, dois estilos diferentes em exposição de sua visão plástica do mundo na próxima semana, em galeria da cidade. Na terça-feira, dia 14, Isabel Bakker inaugura sua mostra de desenhos - agora, pelo primeira vez, utilizando as cores. Se em preto e branco seus desenhos - que expôs em 16 mostras nos últimos 7 anos, merecendo importantes premiações (entre as quais o "Grand Prix Internacional d`art Contemporain" de Lyon, no ano passado) - já entusiasmavam, agora, com as cores - suaves e bem empregadas, seus trabalhos ganham maior dimensão.

Resistência em CY

Praticamente o único grupo vocal feminino a desenvolver uma atividade profissional regular, o Quarteto em Cy, apresentou durante quase um ano, no Teatro Fonte da Saudade, no Rio de Janeiro, o musical "Resistindo" com roteiro de Aldir Blanc, reunindo músicas dos melhores autores e que justificaram um grande êxito de público.

O melhor do ELP e o som que vem dos computadores

Super grupo britânico, fundado em princípios de 1971 por Keith Emerson, (piano-organista, ex-líder do Nices), Greg Lake (baixista, guitarra, covais, ex-King Crinson) e Cral Palmer (baterista, ex-Thunderbird e ex-Atomic Roosater), o ELP é, sem dúvida, um dos mais influentes grupos daquilo que se pode classificar de "pop sinfônico".

De Genesis, Jacksons & etc.

A recente temporada do grupo Gênesio no Brasil foi altamente benéfica para promoção de seus elepes em catálogo na Phonogram, que além de revistar a venda dos antigos, ainda lançou um novo álbum, "Wind and Wuthering" ( Charismas Label, abril/77), acompanhado de um disco-solo do ex-integrante do Gênesis Peter Gabriel (Label, 6369978, maio/77), onde Gabriel, múltiplo talendo nos teclados, flautas vozes, mostra suas composições como "Moribund the Bargemeister", "Salebury Hill", "Moder Love" etc.

Em todas as rotações...

1 - A WEA Discos Ltda. Afinal começa a lançar seu catálogo nacional: Belchior, Defér e a Banda Black Rio. Os dois primeiros ficam comentários posteriores, quanto ao último é um grupo formado por bons instrumentistas - Oberdan Magalhães (sax), Lúcio Silva (trombone), Carlos Barroso (trumpete), Jamil Joanes (baixo), Cláudio Stevenson (guitarra), Cristóvão Bastos (teclados), Luiz Carlos Santos (bateria/percussão), com arranjos dentro da linha industrial que a WEA sabe dar aos seus lançamentos.

Igreja, Divórcio & Família

Ao contrário de muitas dioceses, em Curitiba a alta cúpula do clero decidiu não promover manifestações de ruas contrárias ao Divórcio, preferindo, isso sim, fortalecer o movimento de apoio à família. A lucidez de um religioso, o frei Vicente Bohne, há 6 anos na ordem franciscana e que ocupa a coordenação do Pastoral da Arquidiocese - responsável por todo o planejamento na província eclesiástica - foi um dos fatores que realmente contribuíram para a posição discreta mais firme da Igreja.

disquinhos

Agora que estamos no mês de junho e realizam-se as festas juninas - Santo Antônio (amanhã), são João (dia 24) e São Pedro e São Paulo (dia 29), torna-se muito oportuno o registro de um dos mais belos disquinhos de músicas infantis que a Continental mantém em catálogo: "Cantigas de São João", reunindo diversas músicas de autores como Lamartine Babo, João de Barro, Alberto Ribeiro, Assis Valente, Osvaldo Santiago e Benedito Lacerda - nomes dos mais admirados dentro da história de nossa emepebe.

Um "Clio" para a Umuarama

Sérgio Reis, 38 anos, superintendente da Umuarama Publicidade, está tendo um movimentado início-de-semana: decidiu na sexta-feira embarcar para Nova Iorque amanhã à noite, por uma razão muito especial; dia 16, receberá o troféu máximo de publicidade, o "Clio", conferido à campanha do Bamerindus para rádio, que há um ano vem sendo veiculada em 40 cidades.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br