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Aramis

Um museu com a arte e a tecnologia dos perfumes

Como o perfume tem história, tecnologia, charme e encanto - refletindo-se nas várias artes, o industrial Miguel Krigsner, presidente do Boticário - hoje uma das maiores empresas do Paraná -, decidiu investir mais de US$ 2 milhões num projeto originalíssimo: o Museu do Perfume. Será o segundo do mundo. "Só temos notícias de um existente em Grasse, no Sul da França - justamente na Côte d`Azur, onde se concentram as mais famosas fábricas de [perfumaria] do mundo - explica Eloy Zanetti, diretor de comunicações da empresa. Entretanto, o Museu que o Boticário vai implantar no Parque do Barigui - em área especialmente cedida para este projeto cultural-turístico - terá características especiais. Modestamente, sua designação oficial é Espaço do Perfume & Sua História e será mantido pela Fundação Annelise Krigsner. Já a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza continua a desenvolver dezenas de projetos voltados à conservação do meio ambiente, com resultados dos mais positivos - e um reconhecimento pleno da imprensa nacional. xxx Uma jovem, bonita e competente museóloga, Isabel de Almeida - filha do empresário Aldo Almeida, executivo da CIC - Cidade Industrial de Curitiba, recebeu a responsabilidade de implantar o Espaço "dedicado aos diferentes aspectos da perfumaria, que pretende atender tanto ao leigo interessado pela magia das fragrâncias, como ao estudioso do assunto". Seu objetivo será resgatar a memória do perfume, sua dimensão histórica e sua participação no cotidiano do homem ao longo dos séculos. A partir deste objetivo bastante amplo, está sendo elaborada o projeto museológico. A forma de apresentação do acervo deverá expressar as inovações pretendidas, através da utilização de recursos da mais moderna tecnologia, tornando esse Espaço bastante dinâmico, enriquecido com os aspectos mágicos da perfumaria. xxx O Espaço terá diversos setores que, a partir do contato com experts de cada área, poderão ser reanalisados. A proposta inicial inclui os seguintes setores: História da Perfumaria - informações e peças que ilustram a evolução da perfumaria desde os seus primórdios; Tecnologia do Perfume - apresentação dinâmica das técnicas empregadas para a criação de um perfume, desde a obtenção de matérias-primas até o produto final, envolvendo a tecnologia da embalagem, especialmente a do vidro. Nesse setor, pretende-se destacar a arte do perfumista. Perfumaria Contemporânea - espaço dedicado à alta perfumaria deste século, com uma parte especial para os últimos lançamentos das melhores casas internacionais. Perfumaria Brasileira - elementos para a formação de um painel retratando o que vem sendo feito nesta área no Brasil. Comunicação na Perfumaria - amostra de evolução das linhas de comunicação e a inter-relação da perfumaria com as demais artes. Centro de Pesquisa e Documentação - Reunião do maior número possível de informações sobre o assunto. xxx Obviamente, um projeto desta dimensão exige uma ampla participação de empresas, entidades públicas, colecionadores e outros interessados - os quais estão sendo contactados. O setor de Comunicação na Perfumaria, abrigará, por exemplo, uma filmoteca (em vídeo) com seqüencias de todos os filmes, nacionais e estrangeiros, nos quais há referências a perfume, explicita ou implicitamente. Para levantar [o] segmento "perfume no cinema", o jornalista Wilson Cunha criou um quadro especial no seu programa "Cinemania" (Rede Manchete). Também haverá fitas de áudio com todas as músicas que falem em perfume, numa pesquisa abrangente ainda em planejamento. O mesmo se dará com reproduções de quadros, esculturas etc., que tenham relação a [perfume]. Um projeto bem perfumado para colocar Curitiba com mais um destaque nacional - e [totalmente] financiado por uma empresa privada. LEGENDA FOTO - Esboço do Museu do Perfume que O Boticário vai construir no Parque Barigui.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
24
03/06/1992

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