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Aramis

Trilhas Sonoras

Prosseguimos o registro dos volumes da básica coleção "Hollywood History" (MGM Records/ Phonogram, outubrooo/75), com 10 volumes e trilhas sonoras de alguns dos mais importantes filmusicais rodados na MGM nas décadas de 30/50. VOLUME 4 - A lenda dos Beijos Perdidos/ O Amor Nasceu em Paris - O ano de 1947 marcou o início de uma nova era no cinema e no teatro musical: o primeiro sucesso na Broadway da dupla Alan J. Lerner e Frederick Loewe, intitulado "Brigadoon". Esses mesmos nomes assinaram outras obras - também levadas ao cinema - como "Pain Your Wagon", "My Fair Lady"", "Camelot" e "Gigi", com Gene Kelly, Van Johnson, Cyd Charisse e Elaine Stewart nos papéis principais deste filme com uma história mágica - parte da ação ambientada numa aldeia fantasma na Escócia e parte em Nova Iorque. "Brigadoon" - que no Brasil chamou-se "A Lenda dos Beijos Perdidos" - foi um dos primeiros filmes da MGM em Cinemascope. E apesar de não ter sido filmado na Escócia, como se planejou originalmente, Minneli criou um clima envolvente para os amantes de mundos diferentes. Um fato importante na realização deste filme foi o número de protagonistas: somente para a primeira canção, "Down On Mac Connachy Square" foram utilizadas 120 atores, excluindo os principais. Toda feita por Gene Kelly, a coreografia em todos os momentos carregava o espectador para dentro da história, como se ele próprio ali estivesse dançando. Um desfile de clássicos, temas, entre os quais "Waintin For My Dearie", "Almost Like Being In Love" e "The Hearther On The Hill". "O Amor Nasceu em Paris" (Lovely to Look At, 1952, de Mervyn Le Roy) foi a versão da MGM para o musical da Broadway e sucesso da RKO, "Roberta". Baseado no romance Growns For Robert", a adaptação para o teatro tinha Bob Hope, George Murhphy, Ray Middleton e Sidney Greenstreet nos papéis principais. Na primeira versão cinematográfica, estiveram reunidos Irene Dunne, Fred Astaire, Ginger Rogers, Randolph Scott e Lucille Ball. Na versão e 1952, o elenco reuniu Kathryn Grayson, Red Skelton, Howard Keel, Marge e Gower Champion, Ann Miller, Zsa Zsa Gabor e Kurt Kasnar, interpretando as músicas de Otto Harbach e Jerome Kern, entre as quais "Lovely To Locker At", "Yesterday", "You 'Re Devasating" e "Smoke Gets In Your Eyes" - o clássico que permaneceria para todo o sempre, embora o filme tenha sido esquecido. VOLUME 5 - Sete Noivas para Sete Irmãos /Rosemarie - Realizado há 21 anos e desde então um dos filmusicais mais reprisados em todos os tempos, "Seven Brides For Seven Brothers" é considerado, ao lado de "Cantando na Chuva", "o melhor e maior sucesso da MGM". Baseado em "Sobbin 'Women" de Vicente Benet, título original do musical, o filme foi uma demonstração de balé viril e acrobático, reunindo um elenco harmônico - Jane Powell, Howard Keel, Jeff Richards, Russ Tamblyn e Tommy Rall, que tem sido revistos nas constantes reprises deste filme dirigido por Stanley Donen e que teve uma de suas melhores [seqüências], incluída em "Era Uma Vez em Hollywood". Já a opereta "Rose Marie" teve (até agora) três versões para o cinema. A primeira apresentação do musical foi feita ainda no tempo do cinema mudo, em 2 de setembro de 1924 no Imperial Theater de Nova Iorque. Seu sucesso foi tão grande que, quatro companhias teatrais excursionaram simultaneamente pelos Estados Unidos apresentando suas canções já estão consagradas pelo público. "Rose Marie" foi a primeira opereta a introduzir o assassinato como tema central do enredo. A primeira versão cinematográfica foi de 1928, com Joan Crawford no papel título. Em 1936, com Jeanette McDonald e Nelson Eddy, a MGM fez a segunda versão da opereta, após o sucesso da dupla em "Naughty Marietta". A última versão foi filmada em 1954, introduzindo um novo processo cinematográfico: o Cinemascope. Ann Blyth, que interpreta o papel central, representando uma garota selvagem tentando ser domesticada por um soldado da Polícia Montada do Canadá (Howard Keel), que quer lhe mostrar a feminilidade, insistindo em mudar sua personalidade. Para tanto leva a heroína para o "Hotel de Lady Jane" para receber embelezamentos. No caminho, Rose Marie conhece e se apaixona por um andarilho, caçador de peles ([Fernando] Lamas), que é amado por uma índia (Joan Taylor). Enciumada, ela pega a faca de Lamas e mata o seu chefe índio. Keel descobre a verdade e apesar de seu amor por Rose Marie, salva o caçador. Nas duas versões sonoras, os temas musicais mantém sua versão original. A bela música "Indian Love Call", é interpretado por Ann Blyth e Fernando Lamas, na versão de 1954. As músicas de "Rose Marie" são de Otto Harbach e Oscar Hammerstein - II. VOLUME 6 - A Roda da Fortuna /Dá-me um Beijo - Na época - áurea da MGM, "The Band Wagon" (53, de Arthur Freed) surgiu como produto artístico - industrial impecável, misturando na medida certa a comédia, a dança e a música. A matéria-prima, como sempre, veio da Broadway, onde essa opereta teve a assinatura de Betty Comden e Adolph Green, os mesmos autores de "Singin 'In The Rain". A [seqüência] de "A Roda da Fortuna" aproveitada por Jack Halley Jr, em "That's Entertainment" (por sinal, esta música fazia parte de sua trilha sonora), com Fred Astaire e Cyd Charisse, em "Dancing In The Dark" - apenas dançando, já dava uma idéia da beleza deste filme de mágica beleza, onde estavam, entre outros temas, clássicos "By Myself" e "A Shine On Your Shoes". No elenco de suporte de "The Band Wagon", entre outros, o pianista Oscar Levant, falecido há 2 anos. O produtor Arthur Freed estreou nesta fita como diretor, enquanto Minnelli apareceu apenas como produtor. Cole Porter (1892-1964), por várias vezes foi buscar em romances e peças de outros autores, temas para seus musicais: "Kiss Me Kate", por exemplo, foi uma adaptação feliz de "A Megera Domada", de William Sheakespeare. Em "[Kiss] Me Kate", todos os textos e músicas do filme foram mantidos em sua forma anterior, assegurando assim os aplausos da crítica e do público ao filme, após a peça complementada mais de 1.000 apresentações na Broadway. A coreografia de Hermes Pan, a produção de Jack Cummings e a direção de George Sidney, formaram um equilíbrio entre a comédia e a música e o resultado foi que o filme, lançado em novembro de 1953, no Rádio City Music Hall, de Nova Iorque, permanece como um dos momentos mais felizes na filmografia de Porter. Entre os melhores números desta trilha temos "Too Dar Hot", com Ann Miller - a extraordinária bailarina, "Wunderbar", com Kathryn Grayson e Howard Keell e "Where Is The Life That Late I Led?", com Howard Keel. Sem dúvida, este volume, 6, com as trilhas de "The Band Wagon" e "Kiss Me Kate", é um dos melhores da coleção "Hollywood History" lançada no Brasil graças a visão empresarial e a sensibilidade musical do extraordinário Maurício Quadrio, diretor de projetos especiais da Phonogram.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Música
28
23/11/1975

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