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Aramis

Trilhas sonoras

JOHN WILLIANS se firmou na segunda metade dos anos 70 como o compositor favorito das trilhas sonoras para filmes monumentais. Ajustando-se aos novos tipos de produção e criando sound tracks de impacto, Willians colecionou indicações ao Oscar - e já obteve três troféus, além de produzir as bandas para os mais bem sucedidos filmes especialmente os realizados por seus amigos Steven Spielberg ("Tubarão", "Encontros Imediatos do Terceiro Grau", "Caçadores da Arca Perdida") e George Lucas. Assim, antecipando a estréia nacional de "O Retorno de Jedi", a terceira parte da saga "Starwars", a Polygram antecipou em sua coleção "o melhor do cinema" a música composta e regida por Willians. Dentro da linha de música para ficções cientificas, o som de "Return of the Jedi" tem todos os macetes do gênero. É uma trilha que complementa o filme, mantendo ao menos auditivamente as emoções desta fita dirigida por Richard Marquand, mas que na verdade é um trabalho do produtor George Lucas. Como o vídeo-cassete é um privilegiado ainda de poucos, a trilha sonora, a Cr$ 4.500,00, é uma forma atingível de se ter alguma coisa deste filme. A exemplo de trilhas anteriores, Williams foi a Londres, para gravar com a sinfônica nacional, os temas do filme. Já "Supermann III", acompanhado o tom de farsa propositalmente dado a esta produção, teve sua trilha sonora entregue a Giorgio Moroder, o homem que soube, astutamente, industrializar o som discotheque. Moroder produziu as canções interpretadas por Marshal Crenshwaw ("Rock On"), Chaka Khan ("No See, No Cree"), Roger Miller ("They Won't Get Me") e os temas de amor (Helen St. John) e a marcha título do filme. Já Ken Thorne teve a responsabilidade dos temas instrumentais, que marcam esta terceira aventura do homem de aço. Trilha editada pela WEA. Xxx Falando em trilhas sonoras, o filão de ouro que são os scores das telenovelas continuam a representar a forma mais rápida para catipultuar qualquer música as paradas de sucesso. Isto funciona tanto para as produções nacionais como internacionais. Ou seja: no momento em que Guto Graça Mello aprova um fonograma para entrar na trilha de uma novela da Globo, significa que a mesma terá uma divulgação imediata, razão pela qual todas as gravadoras não só cedem, como lutem para que suas produções sejam utilizadas pela poderosa rede de gravação. Três elepês com os temas nacionais das telenovelas "Guerras dos Sexos", "Louco Amor" e "Eu Prometo" ajudaram a divulgar pelo menos 30 músicas. Em "Guerra dos Sexos", entraram Lulu Santos ("Adivinhe O Que?"), Agnaldo Timóteo ("Dançar Com Você"), Caetano Veloso ("Bobagens, Meu Filho, Bobagens"), Fafá ("Paixão"), Sandra Sá ("Só as Estrelas"), Kleiton e Kledir ("Viva"), Sergio Sá ("Campo de Força"), Raul Seixas ("Lua Cheia"), Sandra Pêra ("Eu te Arraso"), Olívia Hime ("Cartão Postal"), Zizi Possi ("É a Vida Que Diz"), Emilio Santiago ("Ensaios de Amor"), além dos Fevers com o tema-título e o Roupa Nova com "Anjo" - o maior destaque. A trilha de "Louco Amor", trouxe alguns momentos antológicos como "Folhas Secas" (Nelsom Cavaquinho/Guilherme de Brito), na voz de Elis Regina e "Eu Te Amo" de e com Chico Buarque, ao lado de temas jovens, da nova safra Gang 90 e Absurdetes ("Nosso Louco Amor"). Guilherme Arantes ("Graffitti"), Barão Vermelho ("Voc^Me Acende"), Naila Skorpio ("Aranha Cor de Rosa") e até os astros globais que tentam cantar, como Lauro Corona ("Tem Que Provar") e Fábio Jr. ("Seres Humanos"). Já "Eu Prometo", a telenovela que janet Clair vinha escrevendo para reabilitar o horário das 22 horas, na Globo, tem em sua trilha sonora também bons temas: "Feliz" (Gonzaguinha), o samba "14 Anos" de paulinho da Viola na voz de Nara Leão, "Menino " (Milton Nascimento) e uma regravação de "Promessas" (Tom/Newton Mendonça) na voz de Fafá de Belém, além do bossanovista "Você é Linda" de e com Caetano Veloso e a suave "Adoração" (Liseux Costa/Tite Costa) na voz suave de Telma Costa. Estas faixas já justificam a compra do disco, compensando bobagens que complementam a cargo de Pepeu Gomes, Fred, Sérgio Sá etc.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Jornal da Música
9
27/11/1983

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