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Aramis

Severina

Se João Cabral de Melo Neto hoje nega que "Morte e Vida Severina" seja uma boa poesia, e se Chico Buarque diz que as músicas feitas para o poema não possuem a aridez e o sofrimento do Nordeste, eles devem ter ficado satisfeitos por terem iniciados um trabalho que culmina agora com o lançamento, em disco, da trilha sonora do filme de Zélito Viana que foi recriada, em parte, por Airton Barbosa, um dos fundadores do Quinteto Villa-Lobos. Há pouco mais de dez anos, o sucesso nacional e internacional do espetáculo serviu para consolidar o nome de Chico como compositor, e para provar mais uma vez o grande poeta que é João Cabral. Hoje, porém. Chico permite que Airton Barbosa revise seu trabalho e faça as mudanças que considera necessárias, pois conclui que as músicas não eram tão boas assim. Essa opinião foi manifestada pelo próprio Chico, e por intermédio de Airton, que considera "um trabalho muito urbano. A música envolvia o espectador e fazia esquecer a contundência das palavras e do clima nordestino. Evidentemente, há duas composições que mantive. Uma delas, a do enterro ("nesta cova em que está, em palmos medida...") e a outra, da mulher na janela". Assim, a surpresa do disco poderá ser, além das músicas do próprio Airton Barbosa, as composições do Chico, que se apresentarão com mais vigor, e que estão ainda na cabeça de muita gente. De qualquer maneira, é sempre bom que um compositor como o Chico Buarque reveja seu trabalho e seja o primeiro a admitir seus erros, se é que realmente existem, para possibilitar, como neste caso, a revisão de um trabalho seu, na busca de maior fidelidade ao texto. ____________________________________________________________ Na onda de exploração de crianças no cinema, "Bugsy Malone" ("Quando as metralhadoras cospem", produzido em 1975 e que só agora chega ao Brasil, é uma obra diferente. Seu diretor. Alan Parker, conta no texto de contracapa do lp (polydor/Phonogram, novembro 77), que teve a idéia de fazer um filme musical de gangsters sem adultos no elenco, só crianças, no Natal de 1973. Mas só um ano depois é que começou a trabalhar no roteiro. Na hora de escolher o compositor para fazer a trilha sonora, optou por Paul Willians, nome cujo prestígio vem crescendo cada vez mais nos Estados Unidos, com trabalhos primorosos. E aos quais se acrescentam agora as dez canções principais deste filme, em que crianças revivem os anos violentos dos "roraring twenties", ao som de faixas como "Bugsy Malone", "Fat Sm`s Grand Slam", "Tomorrow" , "Bad Guys" , "I`m Feeling" Fine", "MY Name Is Tallulah" , "So You Be A Boxer" , "Ordinary Fool" , "Down And Out" e "You Give A Litle Love".
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
1
28/12/1977

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