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"Senhor Pouer", o filme curitibano de Candeias

O cineasta Ozualdo Candeias passou os últimos quatro dias em Curitiba fazendo o que mais gosta: filmar. Resultado: concluiu um curta-metragem iniciado há dois anos e fez a documentação sobre a transferência do Museu da Imagem e do Som para sua nova sede. Domingo, 19, com uma equipe formada por remanescentes da turma que freqüentou suas aulas num curso de cinema que orientou na cinemateca do Museu Guido Viaro, em fevereiro de 1987, pôde, finalmente, concluir as seqüências que faltavam para que "Senhor Pouer" possa ser finalizado e inicie, com certeza, uma carreira em festivais nacionais na categoria de Curta, 35mm. Já para a Secretaria de Cultura - que o trouxe para um novo curso de cinema, acabou fazendo um vídeo que não só documenta a mudança do MIS para sua sede definitiva, como também mostrará a importância do Museu dentro da comunidade. *** "Mister Pouer" ou "Senhor Pouer", a partir de uma idéia original de Valêncio Xavier, TV-man, hoje diretor do MIS-PR, é um curta-metragem sobre o jogo de poder que um cidadão, com uma simples "carteira de autoridade" exerce sobre uma humilde família que sobrevive apanhando papéis e caixotes no Centro da cidade. Totalmente rodado em exteriores - Largo da Ordem, Bacacheri, Favela da Vila Pinto - o filme seria uma produção da Cinemateca, como parte prática do curso de cinema que Candeias aqui veio orientar há dois anos. Mas, para variar, a Fundação Cultural fez das suas: calculou o orçamento tão reduzidamente que a verba não deu nem para custear os negativos. Pior ainda: devido ao mau tempo, as filmagens foram retardadas e havia necessidade de Candeias permanecer por mais dois dias na cidade. O que fez, na época, o poderoso presidente da Fucucu? Negou a estadia extra ao cineasta. Íntegro e independente, Candeias irritou-se e voltou para São Paulo levando os negativos filmados com sua câmara Ariflex 35mm. Desiludido com a experiência, nem pensava mais em aproveitar o material mas ao observar o copião notou que tinha boas imagens nas mãos. Assim, investindo recursos próprios adquiriu mais duas latas de filme vigem e vindo a Curitiba para um novo curso - bem organizado, graças à competência de Valêncio Xavier, decidiu aproveitar a ocasião para concluir o filme. Cidinho Marques, fotógrafo, funcionário da Cinemateca e sobretudo excelente caráter, generosamente se dispôs a remontar a produção (que mereceu, há dois anos, os seus melhores esforços), conseguindo reunir novamente ao menos os intérpretes centrais - Adelvani de Lima (uma morena promissora), Romi Costa Braco e Laerte Rattier e parte da equipe original: Mauro Bride, Valdir Rigamonte, Fabiano Faccione, Charles a Silva como assistentes de câmara; Guido Pelegrino Viaro (neto do pintor, filho de Constantino), Gérson Carvalho e Juliana Vieira na assistência de produção e mais Carla Cristina Soar e Luciene Gomes, na assistência e continuidade. Graças a esta esfuziante e idealista juventude, no domingo, desde as primeiras horas da manhã, aconteceram as tomadas finais - feitas em um depósito de lixo na Vila Guaíra. *** Simbólico em sua crítica ao poder, com belas imagens de Curitiba - como se pode observar pelas imagens montadas num primeiro tratamento, transcrito em vídeo e que Candeias mostrou à equipe - "Senhor Pouer" tem aquela objetividade crítica que o faz um dos cineastas brasileiros de voltagem. Através de uma viagem pelas ruas de Curitiba (num dia de greve de ônibus, um cidadão obriga um carregador de papel a transportá-lo em seu carrinho; fica com seu dinheiro; aproveita sua comida e violenta sua esposa), "Senhor Pouer" deverá ter o mesmo impacto que, há 25 nos, "A Margem" - também uma viagem de deserdados da sociedade, ao longo do rio poluído Tietê, em São Paulo - provocou, fazendo a crítica nacional reconhecer o talento de Candeias O filme, com uma fotografia coloria esmerada, não terá diálogos - apenas alguns letreiros irônicos, ao estilo do cinema mudo. A trilha sonora, musical, deverá ser fundamental (em "A Margem", quem fazia a música era o Zimbo Trio, então no auge de sua forma bossa-novista) e não há diálogos. Dependendo da finalização, "Senhor Pouer" poderá disputar a categoria de 35mm, curta, no próximo Festival de Gramado. Uma forma, ao menos do Paraná não ficar totalmente ausente do mais importante festival do cinema brasileiro. LEGENDA FOTO - Ozualdo Candeias: filme, afinal, concluído.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
23/02/1989

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