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Aramis

Reedições & Novidades

Ao lado das trilhas sonoras das telenovelas, hoje sem dúvida um dos mais rendosos gêneros para as gravadoras, tendo a seu favor uma promoção extraordinária garantia pelas redes nacionais de televisão, as fábricas de disco estão também descobrindo outro grande mercado: a reedição de trilhas sonoras de filmes que marcaram época ao lado das novas produções. No ano passado, a corajosa iniciativa de Maurício Quadril em produzir a básica e indispensável "Hollywood History", com dez álbuns duplos trazendo as trilhas sonoras de inesquecíveis musicais da MGM, comprovou a existência de um público seguro para este gênero - geralmente na faixa dos 30/45 anos, que aprendeu a amar o filmusical em seus anos dourados. A Decca ( hoje MCA Records) dispõe de um acervo excelente de trilhas sonoras que, pouco a pouco, estão aparecendo no Brasil, via Chantecler, enquanto que algumas das trilhas sonoras dos maiores êxitos da United Artits também tem merecido discretas edições por parte da Copacabana ( "Os Dez Mandamentos", por exemplo).Agora resta que a RGE, que representa a Paramount Records , edite seus elepes e a 20th Century Fox Records, agora representada pela Phonogram, passe também a mostrar os tesouros musicais do estúdio da raposa, para que os colecionadores de trilhas sonoras não tenham mais que recorrer as carissimas edições importadas. Por exemplo, a Chantecler promove uma reedição histórica com a trilha sonora de "A Canção de Bernadette" (The Song of Bernadette), dirigido por Henry King em 1943, do romance de Franz Werfell, primeiro filme que Jennifer Jones fez na 20th Centry Fox (anteriormente, com seu nome verdadeiro havia Phyllis Isley havia aparecido em "New Frontier" e no seriado "Dick Tracy's Man", ambos produzidos na Republic em 1939). Além de ter válido o Oscar de melhor atriz a Jennifer Jones pela sua interpretação da camponesa Bernadette Soburious, que em 1858 teve três visões da Virgem, na pequena cidade de Lourdes, na França, o filme deu a Alfred Newman (1900-1971) o Oscar de melhor trilha sonora. Agora, passados 33 anos do lançamento deste filme, temos a oportunidade de ouvir não só os seus 9 principais temas, como quatro outros significativos trabalhos que Alfred Newman fez para 20 th Century Fox, onde trabalhou por quase 30 anos, a partir de 1939 (antes musicou filmes de Samuel Goldwyn). A última trilha sonora que Newman, nascido em New Haven, Connecticut e que teve uma formação erudita como pianista, foi "Aeroporto", cujo tema de amor ainda constantemente se ouve nas rádios. Assim, neste belo Lp (Chantecler /Decca/MCA Records, 4-07-404-124, julho/76), produzido por J.L. Ferrete, autor do didático texto de contracapa, temos os temas de "O Manto Sagrado"(1953, The Robe, de Henry Koster(, primeiro filme rodado pelo processo Cinemascope; "David e Betsabá" (David and Bethsheba, 1951, de Henry King), o tema "The Moon of Manakoora" do filme "Furacão" (Hurricane, 1937, de Jonh Ford e Stuart Hisler, com letra de Frank Loesser, ganhou o Oscar como melhor canção em 1937 e foi lançado na voz da atriz Dorothy Lamour, que ao lado de John Hall e Mary Astor e Raymond Massey estrelava aquele filme. Na gravação agora reeditada, o registro é de 29/09/1956. Por último, temos o tema de amor do filme "O Destino Me Persegue" (The President's Lady, 1953) de Henry Levin, onde Susan Hayward interpretava o papel de uma ex-prostituta que casa com Andrew Jackson (Charlton Heston), presidente dos EUA no período de 1828/36. Alfred Newman receberia Oscars por vários outros temas feitos para o cinema, como "Alexander's Ragtime Band" (1938), "Tin Pan Alley" (1940), "Mother Wore Tights" (1947) e"" Anastasia" (1957), o que faz com que esta reedição da Chantecler se constitua em evento dos mais importantes. Para os admiradores de Henry Mancini, (Cleveland, Ohio, 1924), formado pela Julliard School e que após servir na II Guerra Mundial foi pianista da banda de Ted Benecke, é importante quando aparece uma de suas novas trilhas sonoras. Pois desde que fez os arranjos para a sound-track de "Música e Lágrimas" (The Glenn Miller Story, 1951), Mancini vem acumalando prêmios, como os Oscars que recebeu por "Moon River" (melhor canção de 1961, da trilha do filme "Bonequinha de Luxo/Brekfast at Tiffany's) ou "The Day Of Wine and Roses" (1962, "Vício Maldito"), ambos vários outros filmes ("Escravas do Mêdo", "A Pantera Cor de Rosa" "A Volta da Pantera Cor de Rosa" etc). Para Stanley Domem, Mancini fez ao menos dois trabalhos antológicos - "Charade" e "Um Caminho Pra Dois" (Two For The Road, 1967), este nunca lançado no Brasil. Mesmo diminuindo o ritmo de produção nos últimos anos, Mancini continua a ser um cmpositor dos mais competentes, como mostrou recentemente ao ser convocado por George Roy Hill para criar a trilha sonora de "Quando As Aguias Se Encontram" (The Great Waldo Pepper, 1975), agora lançado no Brasil pela Chantecler (MCA/Decca, 4 - 07 -404 -120, junho/76). Na mesma linha de outros clássicos filmes sobre os pioneiros da aviação - "Wings", "Hell's Angels" ou " Dawn Patrol", "Quando As Águias se Encontram", estrelado poe Robert Redford, Bo Svenson e Susan Saradon, exigiu uma banda musical de força marcial, sem o romantismo e a suavidade dos violinos, no que Mancini é mestre. Assim , esta trilha sonora poderá surpreender - decepcionar jamais- os seus admiradores tradicionais. David Shire é um dos novos compositores para o cinema, que a exemplo de John Willians ("Inferno na Torre", "Tubarão" etc.) vem sendo bastante requisitado para superproduções. Um de seus mais recentes trabalhos foi para "O Dirigível Hindenburg" ( The Hindenburg, 1975, de Robert Wise), cuja trilha sonora também é agora colocada no Brasil ( Chantecler/ Decca/ MCA Records, 4 - 07 - 404 - 128, julho/76) . É o exemplo de trilha - documento, que não se destaca em temas isolados, mas vale como exemplo de trabalho de um novo profissional, cujo talento já tinhamos admirado em "A Conversação" ( The Conversation, 1975, de Francis Ford Coppola. Robert Wise, diretor, em nossa opinião, do último grande musical do cinema ( "Amor Sublime Amor/West Side Story", 1961) afirma no texto de contra capa que acredita que "a música de fundo pode emprestar muitos valores adicionais a um filme ". David Shire criou temas que se identificam com o clima do filme, como a fuga dissonante para orquestra de cordas, na seqüência da destruição do Zepellin. Em outro aspecto, para as cenas entre George C. Scott e Anne Brancroft David compos uma tocante melodia de sabor brahmsiano. Um persistente tema, com variações para seqüência do concerto do lemi, e a canção satírica "a maneira de Cole Porter " ( com letra de Edward Klaban) , são outros fragmentos importantes desta trilha sonora. A mesma Chantecler, utilizando diferntes temas de filmes, de registros originais ou gravações com pianista Roger Willians, montou comercial "Movie's Greatest Hits". Assim, extraídos das "sond tracks" originais temos os temas dos filmes "Jaws" (Tubarão, de John Willians), "O Dossie de Odessa" (Andrew Lloyd Webber) , "Terremoto" (John Willians), "Aeroporto 75" (John Cacavas), "The Entertainer" de "Golpe de Mestre" (Scott Jopin / Marvin Hamlisch), " Escalado para Morrer" ( John Willians), " Quando As Águias Se Encontram" (Henry Mancini) , " O Dirigivel Hindenburg" (Shire, solo de pistão de Thomas Stevens) e " Uma Janela Para O Céu" (Charles Fox-Norman Gimbel). Já com o pianista Roger Willians ( Omaha, Nebraska, 1926). São os temas de " Inferno na Torre " ( Al Kasha - Joel Hirschhorn), "Terremoto" (John Willians), "Rollerball" (arranjo de Leroy Holmes s/ "Toccata" de Bach) e, por último, "Assassinato no Expresso Oriente" (Richard Rodney Bennett).
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
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05/09/1976

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