Login do usuário

Aramis

Pop

Depois de ter criado a trilha sonora de "Os Embalos de Sábado à Noite" (Saturday Night Fever, 77, de John Badham), onde incluiu uma das mais belas baladas de 77/78- "How Deep Is You Love", o Bee Gees poderia simplesmente aposentar-se: afinal o filme de Robert Stigwood rendeu tanto e sua trilha sonora, em álbum-duplo, vendeu o suficiente para garantir aos irmãos Gibb uma tranqüila vida. Mas é claro que Barry, Maurice e Robin Gibb não iriam dormir sobre este sucesso de dois anos passados, pois afinal já contam com mais de 20 anos de estrada: foi entre 1956/57, que os 3 irmãos Gibb mais Vince Melouney (guitarra solo) e Colin Peterson (bateria) partiram com a primeira formação do grupo que hoje está entre os mais populares do mundo. Há 12 anos, com uma música de tema razoavelmente social ("New York Mininh Disaster 1941") já atingiram as paradas das quais praticamente nunca mais deixaram, emplacando sempre novos êxitos - fortalecidos mesmo quando fizeram gravações independentes. Na observação de Jean-Marie Leduc/Jear-Noel Ogouz, as composições dos Bee Gees sempre foi características para orquestrações doces, especialmente nos vocais da Robin Gibb - o que explica o toque romântico de "How Deep Is Your Love". "Spirits Having Flown" (RSQ/Polygram, 2394216, abril/79) é uma nova produção do Robert Stigwood, onde os The Bee Gees somaram a um novo repertório, com temas dos mais agradáveis, o apoio de uma banda da maior competência: Dennis Bryon na bateria, , Blue Weaver nos teclados e Alan Kendal na guitarra, mais músicos convidados, incluindo o jazzista Herbie Mann, em solos de flautas em "Spirits Having Flown" e "I`m Satisfietied", George Terry na guitarra e daniel Bem Lebulon nas congas. O resultado é um álbum que sai com uma vendagem garantida de, no mínimo, 100 mil exemplares somente no Brasil - suficiente para alegrar a Polygram e, regionalmente, o eficiente Roberto Berro, representante territorial da gravadora. - Aliás, a Polygram dispõe de um catálogo dos mais flexíveis, em termos de música internacional, de agrado da juventude. Paralelamente, ao novo álbum dos Bee Gees, montou um compacto duplo, com 4 faixas que, por si, já fazem a tranqüilidade dos vendedores: "4 MCA Disco Hits", reúne "What You Waitin` For" com o grupo Stangard, "Keepin` My Head Above Water" com Ted Taylor, "Party" com Leon Haywood e "My Favorite Fantasy" com Van McCoy. Ringo Starr, ex-Beatle, hoje crescendo (ainda) em sua carreira solo, mostra-se bastante diferente do nostálgico romântico de "Sentimetal Journety", um de seus primeiros elepês-solos, ainda no final dos anos 60: "Bad Boy" (Polydor, 2310599) o traz com uma seleção de musicas de novos autores, aos quais apenas acrescenta um estilo suave de interpretação. Já Jim Capaldi, ex-integrante grupo Traffic, como Ringo também baterista antes de se lançar em carreira solo - mas somando suas virtudes de guitarrista, pianista e compositor, é autor da maioria das faixas de "The Contender" )Polydor, 2383490). Rainbow, 7 anos após o seu aparecimento, continua na estrada, mesmo com algumas modificações, mas tendo ainda no guitarrista Ritcine Blackmore e no vocalista Ronnie James Dio os autores principais de seu repertório, como mostram nas faixas incluídas em "long Live Rock`n`Roll" )Polydor, 2391335), onde ao menos uma faixa se destaca: "L.A . Connection". "Jam 1980`s" (Polydor, 2391342), é um "hard Demostration" do estilo seco, pesado - mas um público específico - de James Brown: "Jam" e "The Spank" ocupam todo o lado um disco, enquanto que no lado 2 há pelo menos 4 faixas. Outro grupo de público seguro, em determinadas faixas no Brasil, é o Jethro Tull , liderado pelo múltiplo instrumentista e compositor Ian Anderson e também com 11 anos de estrada: "Heavy Horses" (Chryssalis/Phonogram), o traz em algumas canções que variam de country ao rock-fusion, permitindo que Anderson se desdobre em múltiplos instrumentos (flauta, guitarra, bandolim, mais vocais), ao lado de Martin Barri (guitarra), John Evans (teclado), Barriemmore Barlow (bateria/percussão), John Glascock (guitarra-base e David palmer (órgão). FOTO LEGENDA- Bee Gees
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Jornal da Música
1
22/04/1979

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br