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Pesquisas de Bonilha agora em todo Brasil

Rogério Bonilha, professor e sociólogo, poeta nas horas vagas, iniciou seu instituto de pesquisas de opiniões públicas sem maiores pretensões. Entretanto, a partir de 1985 passou a fazer trabalhos tão gabaritados, especialmente na área política (suas previsões em relação às vitórias de Requião e Álvaro Dias para a Prefeitura e o Governo do Estado, confirmaram-se totalmente) que passou a ser procurado por empresas e mesmo órgãos oficiais de outros Estados. Curiosamente, da parte da Prefeitura e do Palácio Iguaçu, não está tendo o prestigiamento merecido. Ao contrário, o prefeito Roberto Requião tem preferido contratar pesquisas com institutos de outros Estados. xxx Modesto e bom caráter, Bonilha não se importa com o "esquecimento" dos políticos do PMDB para o seu instituto. Tanto é que está buscando clientes novos, inclusive no Interior e outros Estados, desenvolvendo inclusive uma campanha de esclarecimento junto a várias comunidades. Os principais objetivos da campanha são: 1. Esclarecer ao informante o que é pesquisa de opinião; 2. Valorizar a pesquisa junto ao informante leigo; 3. Tornar o informante mais receptivo a futuras entrevistas; 4. Prepará-lo para ser abordado novamente na fase de verificação; 5. Tranqüilizá-lo quanto ao sigilo das informações prestadas. Esta campanha, que beneficia também as outras instituições de pesquisa, é feita através de um folheto, redigido e ilustrado em linguagem simples, entregue pelo entrevistado ao informante. xxx Uma prova de que o trabalho sério de Rogério Bonilha tem repercussão nacional: no ano passado, outras instituições de pesquisa o procuraram. Uma das primeiras a contratar o seu instituto foi a Vox Populi, de Belo Horizonte. Para essa empresa, o Instituto Bonilha realizou uma ampla pesquisa política, em mais de duas dezenas de municípios em três Estados. A Embraco - Empresa Brasileira de Compressores, de Joinville, que emprega 1% da população daquela cidade, maior empresa exportadora de produtos industriais de Santa Catarina, mensurou o impacto de seu plano de Ação Comunitária, através de um estudo solicitado do Instituto Bonilha no ano passado. Os resultados da pesquisa fundamentaram a justificativa para o prêmio da ADVB e a Embraco, merecidamente, ganhou o seu Top de Marketing. A propósito, o Prêmio de Marketing Político da revista "Marketing" foi entregue ao governador Álvaro Dias em fins de novembro, no I Seminário de Vídeo Político. Na reportagem da revista, o publicitário Hiram Pessoa de Mello - hoje o "golden boy" da publicidade oficial no Paraná, destacou o papel estratégico que o Instituto Bonilha cumpriu durante a campanha para o governo do Estado ao fornecer informações vitais, inclusive para produção televisiva. A matéria é ilustrada com três gráficos das pesquisas diárias feitas no final da campanha.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
22/01/1988

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