Ópera em duas formas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 05 de agosto de 1984
Na série CBS Records Masterworks, montada com extrema competência por Maurício Quadrio, dois álbuns destinados a quem aprecia a música operistica. De Giacomo Puccini, uma ópera que - salvo engano - ainda não havia tido nenhuma edição nacional, e que considerando o público crescente pelo bel canto, deve preencher um espaço seguro: "La Rondine". A gravação não poderia ser de melhor qualidade: a Sinfônica de Londres sob regência de Lorin Maazel, o Ambrosiam Ópera Chorus e solistas do nível da neo-zelandesa Kiri Te Zanawa, tenores Plácido Domingo e David Rendal, baritono Lilian Watson e sopranos Mariana Nicolescu, Willian Watson e Gillian Knight.
Já com a Orquestra Filarmônica de Nova Iorque, regida por Zubin Mehta, temos apenas a música orquestral extraída de Ö Anel dos Nibelungos" de Richard Wagner. Como explica Maurício Quadrio, na contracapa, o conceito de drama musical - em oposição ao de ópera - alcançou sua realização mais completa na obras de Richard Wagner (1813-1883). Para muitos conhecedores de ópera esses conceitos atingiram sua forma mais plena nas quatro obras que compreendem o ciclo "O Anel dos Nibelungos". E desta obra - cujos libretos foram escritos entre 1848/1853 - foram selecionados para esta preciosa gravação "O Ouro do Reno"(A entrada dos Deuses de Valhalla), "As Valquírias"( "A Calvalgada da Valquírias" e "Música do Fogo Mágico", destacando Peter Weissberg, baixo barítono) e "Siegfried: Murmúrio na Floresta". No lado dois, de "O Crepúsculo dos Deuses" temos os momentos de "O Amanhecer", "Viagem de Siegfried ao Reno"e "Música fúnebre de Siegfried".
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