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Aramis

Observatorio

AS inúmeras citações de Picasso a Jean Piaget, passando por Rosseau com que John Berger e Alain Tanner rechearam o roteiro de "Jonas Que Terá 25 anos no ano 2000"(Cinema 1, hoje último dia em exibição) poderia lembrar os mais pretensiosamente intelectuais filmes de Jean Luc Godard. Também as referencias políticas - breves imagens da revolução de maio de 1968 - poderiam aproximar esta co-produção franco-suiça aos inúmeros (e de certa forma proféticos) filmes que Godard realizou nos anos 60. Entretanto a originalidade é grande e olirismo se sobrepõe ao político fazendo deste filme uma obra especial. Quase inédito no Brasil, o cinema suíço tem em Alain Tanner um de seus cineastas de maior voltagem. Mesmo com a aproximação francesa - pela língua e vizinhança - sente-se em vigor, uma força humana, semelhante, em certos momentos, ao de seu compatriota Claude Goretta, de quem já vimos os excelentes "O Convite"- um dos 10 melhores filmes exibidos em Curitiba em 1977 - ou o recente "Um Amor Tão Frágil" (The Lacemaker). Xxx E NQUANTO o ministro Eliseu Resende, dos Transportes, falava à imprensa, na última quarta-feira, após assinar os contratos de obras nas BRs-373/280, no Palácio Iguaçu o secretario Nivaldo Almeida Neto, dos Transportes, aproveitava para mostrar ao engenheiro David Elkind, diretor-geral do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, a campanha publicitaria que a Beta produziu para divulgar as Centrais de Frete a serem instaladas pelo DER no Paraná. Embora ainda não aprovada para sua veiculação, a campanha que a agencia de Renato Schaitzer idealizou é bastante objetiva e ajudará a popularizar as centrais destinadas a coordenar o tráfego. Inicialmente já está funcionando uma central de frete em Maringá e até o próximo ano estarão implantadas unidades semelhantes em Cascavel, Guarapuava, Londrina, Paranaguá, Ponta Grossa, Pato Branco e Curitiba. O diretor geral do DNER gostou do projeto do DER e sugeriu que o mesmo fosse levado à 9o Redore Reunião dos Diretores de Órgãos Rodoviários estaduais, iniciado segunda-feira, em Recife. As centrais de frete serão equipadas com telex, telefone e até PXs, possibilitando aos motoristas uma fácil comunicação. Os telefonemas serão pagos pelo próprio DER e as informações darão além das "dicas" sobre cargas, também as rotas de menor custo e informações complementares, tudo para evitar desperdício de combustível. Um levantamento feito pelo DER acusou que 50,3 % dos caminhões viajam com subcargas, 34,5% com carga máxima e 13,2% com sobrecarga.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Tablóide
9
14/11/1980

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