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Aramis

O Inicio & Os Conjuntos Vocais

A produção da série Cultural na Continental, com João Luiz Ferreti orientando as básicas coleções " Ídolos da MPB", e "Destaques" já começa ter positivos reflexos em outras fábricas; Marcus Pereira associou-se a Copacabana, com, entre outros planos de reeditar criteriosamente o excelente acervo da fábrica paulista e na Phonogram, o experiente Paulo Tapajós, inicia uma série histórica, começando com um prometido álbum duplo alusivo aos 40 anos da Rádio Nacional, comemorados há duas semanas. Na Continental, o mais importante é que o trabalho de Ferrete não sofre interrupção, e, mensalmente, aparece no mínimo um novo (novo?) elepe documental, indispensável a quem se interessa em formar um setor básico da história da MPB (ao que pode ser acrescentado agora a reedição da série da Abril - revista e aumentada). Mais dois títulos produzidos por Ferrete são acrescentados: como volume 22 da série Ídolos da MPB, o curioso " Eles começaram assim...", que reúne as primeiras gravações feitas na antiga colúmbia ou atual Continental, por cantores de sucessos de diferentes épocas. Assim, selecionados de antigos 78 rpm, temos os registros da primeira vez em que cantores, compositores e instrumentistas tiveram seu talento registrado na cera: Orlando Silva cantando " Olha a baiana" (Kid Pepe/ janeiro/ 35); Adoniran Barbosa cantando seu samba "Agora pode chorar" em parceria com Nicoline, que também rege a orquestra que o acompanha - e que outro não é sendo o próprio Copinha (Nicolino Coppia, 66 anos, 51 de música), que em longo depoimento de 4 horas, para nós gravado há 14 dias, recordou sua fase de regente de orquestra dos estúdios da Columbia, nos distantes anos de 35/36); Isaura Garcia, relembrada na semana passada em entrevista no jornal "Pasquim", começou na Continental, em julho/41, cantando "Pode Ser?", samba de Marino Pinto - Geraldo Pereira; Vassourinha, nome tão importante quanto desconhecido (morreu tuberculoso, aos 19 anos), e que em breve será revivido com todo um elepe nesta série, é citado, neste Lp , com "Seu Libório", choro de João de Barro - Alberto Ribeiro, que praticamente marcou sua estréia na Continental, no mesmo suplemento de julho/41; outra gravação de estréia é "Treme- Treme" choro de Jacob do Bandolim, onde acompanhado por César Faria e seu conjunto, surgia em setembro/47, acoplado a valsa "Glória" de Bonfiglio de Oliveira (hoje , em "Domingo sem futebol", na rádio Ouro Verde, todo um especial s/ Jacob , do Bandolin, com depoimento exclusivo de seu companheiro César, do Época de Ouro), Os índios tabajara, duo de violões , também começou na Continental, lançando num 78 rpm, em outubro/53, onde numa faixa estava " Tambor índio", baião de Mussapere. No lado 2 de " Eles começaram assim", estão gravações mais recentes, de cantores-compositores que hoje se encontram em destaque, em diferentes gravadoras, mas que tiveram naquela fábrica suas primeiras chances: Tito Madi (" Não diga não", parceria com Georges Henry, junho/54), " Dúvida" com Luis Bonfá e o violão e Antonio Carlos Jobin no piano (março/ 56), " Dá sorte" (Eleu Salvador) com Elis Regina acompanhado pela orquestra de Severino Filho (16/05/61), "Mas que nada", com Jorge Bem e conjunto de Zé Maria (setembro/ 76), " Final" (Uday Vellozo), com Benito di Paula e a orquestra de Portinho (setembro/ 66) e " Nhem, Nhem, Nhem" de e com Martinho da Vila (janeiro/69), que começou também na Continental e hoje está entre as galinhas de canto-de-ouro da RCA Victor. Já como volume 6 da série Destaque, Ferrete reuniu 12 dos mais importantes conjuntos vocais brasileiros, numa amostra dos diferentes estilos desta forma de interpretação, que por sua própria amplitude justificará comentário especial, em outra coluna. Aqui, como dica aos interessados, fica apenas a relação de quem interpreta o que: " Vatapá" (Caymmi) com "Anjos do Inferno" (9/42); " O dia clareou" (Aranha), com o misterioso Grupo "X" (9/38) " Pedro, Antonio e João" (Osvaldo Santiago/ Benedito Lacerda), com o Trio de Ouro (6/39), " Quero ver" (Leo Cardoso/ Ademar Santana/ Vicente Paiva) com o Bando da Lua (10/1940), " Feitiço da Vila" (Noel Rosa/ Vadico), com Os Namorados da Lua (3/1946); " Vou vender meu barco" (Marinho Valentini), com o Quarteto Quitandinha (8/46).
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
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26/09/1976

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