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Aramis

Montagens com bom marketing

A fórmula de reunir fonogramas de diferentes artistas funciona muito em termos de marketing, que o diga a Sigla / Som Livre que tem 90% de seu catálogo neste sistema. Dos chamados "pau-de-sebo" - com artistas jovens, em início de carreira, as produções temáticas, são centenas as edições comerciais colocadas na praça com esta fórmula. A Polygram, por exemplo, em colaboração com o SBT - que cuida da divulgação - montou "Pra Dizer que Te Amo", com uma seleção de 12 standards açucarados que principia com "Sentado à Beira do Caminho", de Roberto / Erasmo Carlos (cedido pela CBS) a "Asa Morena" (Zizi Possi), passando por Cazuza ("Faz Parte do meu Show"), Wando ("Moça"), Fafá de Belém ("Sozinha"), Tim Maia ("Bons Momentos"), Elba Ramalho ("De Volta pro Meu Aconchego"), Bethânia ("Brincar de Viver"), Caetano ("Lua e Estrela"), Ivan Lins ("Vieste"), Marina ("Preciso Dizer que Te Amo"), e, naturalmente, Elis Regina ("Dois pra Lá, Dois pra Cá"). xxx A fórmula funciona também para discos-discotheques, com sucessos momentâneos. É o caso da produção de Carlos Celles "Som na Caixa", com o aval da Associação das Equipes de Som do Rio de Janeiro, reunindo quatro hits descartáveis mas dos mais catituados (Polygram): "Chain Gang" (Melô do Neném, Abdula), "You're my One and Only" (True Love / Melô da Verdade II), com Sacution, "Boys and Girls" (2 Brave), "Never Give Up" (Kool & The Gang), "Batman" (B.O.S.E.), "Crazy Love" (Joyce Sims), "I've Been Watching You" (Knight Time) e "Children of the Word" (Richard & Friends). xxx A fórmula também pode funcionar com fonogramas extraídos de diferentes elepês de um mesmo artista ou grupo. Assim fez a Eldorado, reunindo 14 músicas do grupo Rumo pescados de seus cinco elepês, a partir de 1981, quando ainda era ligado ao Lira Paulistano e fazia produções independentes. Assim, a irreverência deste grupo vocal-instrumental liderado por Luiz Tatit e Hélio Ziskind - que revelou a belíssima voz de Ná Ozzetti (agora em carreira solo), pode ser sentida em delícias como "Ladeira da Memória", "Carnaval do Geraldo", "A Noite no Castelo", "A Pulga e a Dancinha" - entre as composições do próprio grupo, ou então "desrespeitosas" releituras de clássicos de Noel Rosa ("Quantos Beijos", "Seja Breve") ou mesmo uma versão de um clássico tema de Woody Allen ("Canção do Carro").
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
19
25/02/1990

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