Login do usuário

Aramis

Mais trilhas sonoras (até uma brasileira)

Assim como o jazz, as trilhas sonoras continuam em alta, com lançamento mais (ou menos) significativos, mas que atingem a um público específico. Um mercado que tende a crescer, inclusive para a área das gravações originais dos musicais da Broadway, até agora praticamente inexistentes em nosso mercado. No ano passado, a Barclay (ex-RCA) tentou uma experiência com um pacote de seis clássicos musicais, em edição conveniada com a cadeia Breno Rossi, mas por falta de melhor divulgação, os resultados de vendas não foram estimulantes. O que não impede, porém, que a Polygram faça agora uma edição com os highlights do musical de maior sucesso em Nova Iorque, "The Phanton Of The Opera", de Andrew Lloyd Webber ("Superstar", "Evita", estas com Tim Rice; "Cats"), mas aqui na gravação inglesa - já que a sua estréia foi em Londres no ano passado, com ingressos que chegam a atingir US$ 300 no câmbio paralelo (as lotações estão esgotadas por 120 dias), "The Phanton Of The Opera" tem encantado milhares de espectadores, e muitos curitibanos já o aplaudiram. A trilha original do espetáculo, a disposição em NY também em laser, ocupa dois elepês, mas nesta edição econômica estão apenas os temas principais, interpretados por Michael Crawford, Sarah Brightman e Steve Barton, da montagem original. Johnny Love-aonde os sonhos vão te levar é o título de um filme musical nacional, direção de João Elias Jr., com Maurício Mattar (que nas próximas semanas estará no Paraná, atuando em "O Drama da Fazenda Fortaleza"), Angela Figueiredo, Paulo Guarnieri e outros artistas. Inédito ainda no circuito comercial, o filme tem sua trilha sonora - criada pelo ex-mutante Sérgio Dias, lançada pela SBK Songs, interessada em ampliar o catálogo das trilhas de filmes brasileiro. A dificuldade é que os produtores dos filmes não tem direito sobre as músicas usadas e para suas eleições em elepê há necessidade de demoradas negociações com os autores. "Johnny Love", pelo visto, conseguiu romper este problema e sua seleção de temas jovens, interpretados por Sérgio Dias, Mariza Belmont e Ana Maria Velez nos vocais - antecipa a estréia na telas. "Dancers" é o título que a versão modernizada do ballet "Giselle" ganhou para a tela que Herbert Ross realizou há quase dois anos, mas que permanece inédita em nossos cinemas. Ross foi o diretor do mais bem sucedido filme-ballet dos últimos 15 anos ("Momento de Decisão"/ "The Turning Point") e novamente usa o mesmo bailarino-astro, Mikhail Baryshnikov, ao lado de Alessandrea Ferri, Leslie Brownie, Thomas Rall, Lunn Seymor, Victor Barbee, Julie Kent e o American Ballet Theatre - mais a conhecida Mariangela Melato, "Dancers" inova em sua trilha. Embora a música de Adolp Adam para "Giselle" tenha sido aproveitada em seus cinco movimentos, em registro da London Symphony Orchestra, regida por Michael Tilson Thomas, grande parte da trilha (editada no Brasil pela CBS) é de Pino Donnagio, com duas canções vocalizadas por Roberto, incluindo ainda um tema intitulado "Charlie Chaplin". Um belo disco, antecipando a chegada do filme. The Princess Bride, lírico filme que vem entusiasmando platéias internacionais, já deveria ter estreado no Brasil, mas isso ainda não aconteceu. Sua trilha foi criada pelo excelente Mark Knopflor, líder do grupo Dire Straits e que, como compositor autônomo, já enriqueceu trilhas de vários filmes ("Local Hero", "Cal" e "Confort and Joy". Foi entretanto, o tema "Story Love" (Willy DeVille), incluindo no filme que se destacou e mereceu inclusive indicação ao Oscar de melhor canção. A trilha de "The Princess Bride" (Vertigo/Polygram) está na praça já há quatro meses e merece ser adquirida pelos colecionadores da música de cinema. Walker é o penúltimo filme de Alex Cord, famoso por "Sid & Nancy - Amor Que Mata". Nesta fita - inédita no Brasil - Cord focaliza a vida de um americano, William Walker (1824-1860), que foi para a Nicarágua em 1855, com um exército particular e ali se declarou presidente do país no ano seguinte, sendo destituído e posteriormente assassinado. Filmado na Nicarágua com Ed Harris no papel central, a trilha de "Walker", composta por Joe Strummer (que anteriormente havia feito a trilha para "Straight To Hell", também de Cord, a disposição em vídeo) e desde junho está nas lojas do Brasil. Com um som naturalmente caribenho, mais pitadas de rock, eis uma trilha no mínimo (movie Music/BMG/Ariola). The Courier é outro filme que talvez nem chegue nos circuitos comerciais (ficando restrito ao vídeo), mas cuja trilha (BMG/Ariola) também está nas lojas. A trilha é na base da colcha-de-retalhos, com diferentes intéerpretes e grupos - Aslan, Cry Before Dawn, Hothouse Flowers, Lord John White, pens e U-2, com produções separadas. Para uma apreciação posterior. The Last Empreror - valeu ao japonês Ryichi Sacamoto, ao americano David Byrne e ao coreano Cong Su o Oscar de melhor trilha sonora original (um dos 8 troféus que o filme de Bertolucci levou neste ano). Uma trilha esplêndida, que os fanáticos estão buscando agora em CD importados, mas que, em digital, capa dupla, foi editado pela BMG/Ariola logo após o filme ter sido lançado. E que continua a vender muito bem. A SBK Songs acreditou nas potencialidades do mercado de trilhas sonoras no Brasil e tem abastecido-o com trilhas de filmes que as vezes até passam desapercebidos. Em seu penúltimo pacote, trouxe as sound tracks dos filmes "Mestres do Universo" - com a música feita para o complemento de imagens do que criação para ser curtida autonomamente, de Bill Conti e as canções e temas jovens do grupo alemão Tangerine Dream, com temas adicionais de Silvester Levay, para a comédia jovem "The Pego Lá Fora" ("Three O'Clock High"), que passou desapercebido em seu lançamento. Há também a nervosa e interessante trilha que James Newton Howard criou para "Saigon, Império da Violência", "Off Limits" ( um thriller policial, ambientado na Saigon dos anos 60 - e com 19 temas trepidantes, lembrando o mestre Bernard Hermann em seus melhores momentos).
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
17
28/08/1988

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br