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Aramis

Lições de Vida

Numa das mais delicadas cenas de << Começar de Novo >> (Center II, hoje ainda, 15.17 e 19 horas). Antônio Miguel Albajara toca nas mãos de Elena e diz um trecho de um poema de William Wordsworth (1770-1850). Ela indaga quem é o autor e ele responde: << é um inglês>. O poema faz parte de << Splendor in the Grass >>, que há 22 anos foi o ponto de partida de um dos mais perfeitos roteiros de Alia Kazan, num filme notável e que no Brasil se chamou, apelativamente, << Clamor do Sexo >>, << Volver a Emprezar >> é um filme hakai. É como se sua estrutura tivesse toda a síntese que um poema hakai consegue. Nada, em absoluto, é gratuito e demais nesta obra-prima do moderno cinema espanhol, merecidamente premiada com o Oscar de melhor filme estrangeiro em 83 e que revela, finalmente, um imenso talento. José Luís Garci (e não << Garcia >>), ex-crítico de cinema, escritor e que após um aprendizado em elogiados curtas-metragens já fez quatro longas metragens (<< Assinatura Pendente >>, 77; << Solos en la Madrugada >>, 78: << Las Verdes Praderas>., 79 e << El Crak >>, 81), os quais talvez agora cheguem aos circuitos comerciais do Brasil. Um love story de pessoas idosas? Sim, << Começar de Novo >> pode ser visto desta maneira. Mas pode também ser visto, antes de tudo, como um filme de profundos sentimentos - o amor, a amizade, o reencontro. Em alguns momentos, o roteiro (de Garci / Angel Llorente) pode sugerir pontos em comum a uma das obras-primas de Anibal Machado: << Viagem aos Seios de Duilia >>, Só que se o conto do escritor mineiro tem um final frustante, triste, << Volver a Empezar >> é um filme otimista, de alto astral, transmitindo uma verdadeira lição de vida. Um crítico gaúcho (Marco Aurélio Morsch, << Correio do Povo >>, 6/10/83) lembrou, com precisão que é difícil fazer uma doce love stary entre duas pessoas que já passaram dos cinquenta. Não que eles não possam viver um apaixonado romance, pois o podem e muito bem como mostrar Albajara e Elena em << Volver a Empreza >>. Mas um reencontro de dois seres, marcados e amadurecidos anos depois de terem compartilhado grande paixão, decidindo reviver o amor inacabado, tem tudo para, facilmente, cair no tratamento piegas e sentimentalóide e tornar difícil sua abordagem de forma digna e madura. No Brasil, Cacá Diegues conseguiu, com extrema dignidade, mostrar um envolvimento de amor de um casal de idoso (interpretados por Joffre Soares e Miriam Mehler) em << Chuvas de Verão >>. O espanhol Garci, 42 anos, neste << Começar de Novo >> vai mais além: o envolvimento de amor que é retomado por Antônio Miguel Albajara, escritor que abandonou a sua cidade de Gijón, na Espanha, em 1938, durante a Guerra Civil Espanhola, com um grande amor da mocidade (Elena), possibilita que (re)examine muitos valores. Após receber o Nobel de Literatura, em Estocvolmo, Albajara, professor da Universidade de Berkeley, em San Francisco, decide se conceder alguns poucos dias em sua bela cidade natal, para uma despedida, um balanço final de vida. A hospedagem semi-anônima num hotel comum (anonimato do qual ele será resgatado por um cálido telefonema do rei Juan Carlos), o reencontro com o que poderia ter sido a mulher de sua vida, a reunião com os amigos de juventude no Clube Sporting, do qual foi um extraordinário meio campista e a confissão do amigo e ex-companheiro de jogadas, agora médico, Roxum (José Bodalo), que lhe restam poucos meses de vida, condenado pelo câncer. Com este elementos, José Luís Garci cria uma história envolvente, bela, sobretudo de sentimentos - e emoldurada por uma perfeita trilha sonora de Johan Pachelbel que utiliza, como tema-ancôra, um dos mais conhecidos clássicos de Cole Porter (1898-1964) << Begin the Beguine >>, sugestivo a partir do título - e que tem diferentes versões ao longo do filme. Albajara procura Elena, dona de uma galeria de arte e, juntos, visitam a cidade, na bela região de Asturias e têm uma noite de amor. Todas as seqüências são construídas com extraordinária dignidade e sensibilidade com que trata a vida e o amor. Ao mostrar aqueles poucos dias de um exilado, indiferente à fama que o Nobel lhe concedeu e sem quaisquer perspectivas de futuro, numa despedida dos velhos amigos e, especialmente, da mulher que foi o grande amor de sua vida, << Começar de Novo >> fica como uma das obras de maior empatia e ternura que já vimos no cinema. Tecnicamente << Volver a Empezar >> se destaca pela bonita fotografia (de Manuel Rojas) e bom acabamento. Mas o filme tem nos intérpretes o seu grande ponto: Antônio Ferrandis, como o escritor que só retorna à Espanha após a morte de Franco (embora sem jamais haver faturado sobre juramentos dramáticos de renúncia da cidadania) e Encarna Pado, como Elena, a mulher amada há 40 anos passados, estão perfeitos. Entretanto, é Augustin Gonzáles, como Gervasio Losada, o atencioso gerente do Hotel Asturias, no qual Albajara se hospeda, que compõe um tipo fascinante - merecedor de destaque. FOTO LEGENDA - Albajara/Elena: o amor aos 50.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
1
19/10/1983

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