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João Joana, o ballet que o Guaíra não soube aproveitar

A última vez a Sérgio Ricardo esteve em Curitiba foi como um dos participantes da mesa redonda sobre a trilha sonora no cinema brasileiro, evento paralelo da mostra do Cinema Latino-Americano (2 a 10 de outubro de 1987). Aqui reencontrou um amigo de muitos anos, o professor Bechara, então assessor especial do governador Álvaro Dias, que se entusiasmou ao saber que Sérgio tinha pronto um ballet, com o libreto baseado no único cordel escrito por Carlos Drummond de Andrade, "Estória de João Joana", de setembro de 1966. Como o Ballet Guaíra deve se voltar a temáticas nacionais, nasceu a idéia deste Ballet - com arranjos de Radamés Gnatalli e cuja gravação orquestrada havia sido feita pela Sinfônica Brasileira, sob regência de Alexandre Gnatalli - ser montada em Curitiba. O assunto evoluiu e tomou cores oficiais, com o próprio secretário da Cultura, René Dotti, e o superintendente da Fundação Teatro Guaíra, Constantino Viaro, assumindo o compromisso da produção, que executivamente seria desenvolvida por Leo Stinchem. Entretanto, coisas misteriosas aconteceram. A direção artística da Fundação Teatro Guaíra criou tantos obstáculos para a concretização do projeto - apesar do mesmo ter nascido da própria decisão do secretário da Cultura - que o ballet acabou sendo esquecido. Falou-se em substituí-lo por um ballet infantil, baseado em "Flicts", do livro de Ziraldo, que Sérgio também havia musicado. Projeto que agora parece que vai acontecer. Mas o que Sérgio gostaria - e que teria, naturalmente, maior repercussão, seria ver com o Ballet Guaíra, em montagem para percorrer o país, seu "João Joana", que até hoje só teve uma modesta montagem no Rio (maio/85) com o grupo "Nós da Dança", dirigido por Sônia Dias, que bancou parte da produção. Embora veja com simpatia a transformação de "Flicts" de seu grande amigo Ziraldo para o palco, Sérgio acreditava na importância de "Estória de João Joana" ter uma montagem em termos altamente profissionais. Entretanto, já se acostumou com promessas não cumpridas e confusões na área oficial. Em 1984, o então secretário da Cultura de São Paulo, Gianfrancesco Guarnieri, lhe encomendou a orquestração do trabalho e ele investiu tempo e dinheiro, trabalhando arduamente para cumprir os prazos. Mas na hora da produção, Guarnieri alegou que o corpo de baile do Teatro Municipal de São Paulo "não poderia mais montá-lo". Sérgio pagou do próprio bolso o trabalho de Radamés nos arranjos e recusou a sugestão de processar o governo paulista ("como eu poderia entrar na Justiça contra meu amigo Guarnieri?"). Frustrações não faltam em sua vida. O sonho de ver "João Joana" ainda dançado pelo Ballet Guaíra talvez aconteça um dia. xxx Há quatro anos, numa edição independente (Trinca Produções Artísticas), com produção de Haroldo Ferreira, "Estória de João Joana" foi editada em elepê, hoje um collector's iten - já que sua pequena tiragem se esgotou em poucas semanas. Concebida tanto para ballet ou como uma ópera popular - e num argumento musical que já recebeu tratamento para ser levado ao cinema - a "Estória de João Joana" é narrada por um cantador mais sofisticado, no caso, o próprio Sérgio, que aproveitou os limites alargados pelo próprio texto de Drummond para fugir ao fundo sonoro repentista, ainda assim preponderante no disco. "João Joana", "um sucedido em Lages do Caldeirão", é a história de um lavrador musculoso e esquivo, a quem o povoado só descobre o verdadeiro sexo na hora do parto: "Joana deixará de ser João / por força da natureza / a mulher surgiu nele / ao mesmo tempo que o filho / tal qual se brotassem junto / a espiga com o pé de milho". Sérgio exulta com a árdua simplicidade do poema, que lá pelas tantas revela um Drummond feminista: "É forma de escravidão / a infinita pobreza / pois por duas vezes escrava / é a mulher com certeza / pois, escrava de um escravo / pode haver maior dureza?". Essa é a chave do cordel, que explica a tardia Diadorim em plenos anos 60, criada como homem para fugir a miséria ampla destinada às mulheres. Baseado num fato real, Drummond fez seu único poema de cordel. Sérgio Ricardo o transformou em ópera-ballet - e sonharia fazer um filme. O Ballet Guaíra poderia ter um ballet maravilhoso para ser levado a todo o país - a custo mínimo. E isto já poderia ter ocorrido há quase dois anos.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
07/07/1989

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