Login do usuário

Aramis

Jazznews

Os "milesneanos" da praça não tem razões de queixa: pouco a pouco a obra do mais criativo dos jazzmen da história vem sendo editada. No ano passado, tivemos o fundamental álbum duplo "Bitches Brew" e agora quatro dos volumes da fornada "I Love Jazz" também se voltaram a tesouros do baú dos "CBS Years" de Miles Davis: "Kind of Blues", "Porgy and Bess", "In a Silent Way" e o antológico "Sketches of Spain", considerado seu melhor álbum. Arranjos de outro gênio, Gil Evans, 75 anos, que dia 3, no Hotel Nacional, abriu o Free Jazz Festival. A WEA também está lançando um álbum com Gil Evans, que, individualmente, era inédito fonograficamente no Brasil. xxx O selo GRP de David Grussin, com mais dois títulos de jazz moderno na praça. O próprio Grussin em "Mountain Dance", com uma especial característica técnica: gravada diretamente, como se fosse em concerto, sem os recursos de estúdio (como overdubbing, multitrack), a gravação foi feita diretamente em duas pistas. Com temas inéditos trazendo entre os músicos, o baixista Marcus Miller, baterista Harvey Mason e Ian Underwood no sintetizador, este elepê ganhou indicação do Grammy e entrou entre os mais vendidos nos EUA. xxx Outra produção GRP/CBS é "Kalhari", de Dave Valentim, um flautista-revelação, que assim explica o título deste seu primeiro elepê: "é mais do que uma paisagem: é um momento do tempo, separado do seu contexto, repleto de promessas, novas direções, um novo começo". A variedade de abordagens dentro de uma temática ideal e intensamente pessoal, subjetiva e para manifestá-la, Valentim conta com músicos jovens e marcantes que formam sua nova banda: Bill O'Connell (piano); Lincoln Goines (baixo); Roberto Amenn (bateria) e Roger Squitero. Na faixa "September Nights", outro instrumentista em ascensão, numa participação especial: o guitarrista Kevin Eubanks. xxx Com tanto jazz rolando, nossos instrumentistas também ganham seus espaços: assim, enquanto sai pela WEA o álbum que reúne o brasileiro Rique Pontoja e seu amigo Chet Baker (que esteve no Free Jazz/86), a CBS edita o aguardado álbum de Leo Gandelman, que participou de centenas de discos de artistas brasileiros, tocando saxes, flautas, teclados e também como arranjador. Com boa formação musical (aos 5 anos já estudava música, aos 12 estreava no ProArte Antigua solando clássicos barrocos na flauta doce e depois integrou a Sinfônica Brasileira), Leo quase acabou fotógrafo ao ganhar o prêmio Nikom, no Japão. Aos vinte anos, ganhou um sax e acabou indo estudar em Berklee, Boston. Voltou no início dos anos 80, para se transformar num instrumentista de primeira linha, com influências modernas mas aberto a leitura jazzística. Neste elepê de estréia, mostra seu lado de compositor ("A Ilha", parceria com Nico Rezende, incluída na trilha da telenovela "Brega & Chique"), "Sax Driver" (também com Rezende, na trilha de "Rádio Pirata", de Lael Rodrigues), ao lado de outras composições estimulantes como "Seqüestro da Banda" e "Castelo de Areia".
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
17
06/09/1987

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br