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Greenaway, Tavianis e um gato encantam no final da Mostra

Felizmente a programação do circuito não tem grandes estréias, o que possibilita que as boas opções trazidas pela seleção da 3ª Mostra Banco Nacional de Cinema (cine Ritz, até domingo) possam ser vistas com relativa tranquilidade. Ainda mais que a mostra foi enriquecida com cinco filmes reunidos pela Comunidade Francófona da Bélgica, que aqui chegaram graças ao empenho de monsieur Raymond Ravel, diretor da Aliança Francesa e um expert em cinema europeu. Neste fim-de-semana a programação deverá atrair maior público, especialmente para "Um Z e Dois Zeros" (A Zed and Two Noughts), 86, de Peter Greenaway - hoje o mais admirado cineasta inglês (e cujo último filme, "Os Livros de Próspero", entrou na 14ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, iniciada ontem). Programado para às 20 e 22h de amanhã, este terceiro longa-metragem de Greenaway possibilita que se complete uma visão de seus principais filmes, pois aqui já foram exibidos "A Barriga do Arquiteto" (87), "Afogando em Números" (88) e o extraordinário "O Cozinheiro, o ladrão, sua mulher e seu amante" (1989). "Um Z e Dois Zeros" se passa num zoológico, em torno de dois homens que perderam suas esposas num acidente. Como em toda obra de Greenaway, a história não é mais importante: o fabuloso é a forma da narrativa, a fotografia excelente de Sacha Vierry e a música de Michael Nyman, seus colaboradores habituais. No sábado à tarde (16/18h), "Despertaferro", 91, filme de animação do espanhol Jordi Amarós, que conta a história de Liúria, um garoto de 12 anos fascinado com a fantasia das criações do arquiteto Gaudi no parque Guel e com as histórias dos Almogavers, guerreiros medievais da Catalunha que um dia conquistaram os principais portos do Mediterrâneo. Hoje, além de dois filmes nacionais inéditos comercialmente - "Sanpaku - O Olho da Ambição" e "O Corpo" (ver texto na coluna "Tablóide", neste mesmo caderno), temos as reprises de "A Viagem da Esperança" de Xavier Koller - Oscar-91, melhor filme estrangeiro e "Tilai - Questão de Honra", do africano Idrissa Quedraogo, grande prêmio do júri em Cannes-90. Para domingo, encerrando a mostra, dois programas excelentes: às 16/18h, "Um Dia, Um Gato" (Az Pridje Kacour), de Vojtch Jasny, prêmio do Júri em Cannes-1963, que há 28 anos praticamente abriu as portas dos circuitos para o novo cinema checo. Belíssima fábula infantil, com deslumbrante fotografia de Jaroslav Kucera que trazia efeitos cromáticos notáveis na época, "Um Dia, Um Gato" foi sucesso no Brasil, distribuído por Mário Civelli e, em Curitiba, permaneceu por um mês em exibição no saudoso cine de arte Riviera (Colégio Santa Maria). Um filme magnífico, para matar saudades de quem o viu e deslumbrar a nova geração que não o conhece. Finalmente, domingo, às 20/22h, "Noites com Sol" (Il Sole Anche di Notte), 1990, último filme dos gêmeos Paolo e Vittório Taviani ("Pai, patrão", "Kaos", "A Noite de São Lourenço", "Bom Dia Babilônia"). Inspirado em contos de Leon Tolstoi, contando a vida de um barão que foi membro da corte do rei de Nápoles, esta produção estrelada por Julian Sands e Nastasja Kinski (entre nomes mais conhecidos) ainda não tem distribuição comercial acertada no Brasil. Outras opções Realizado há 5 anos, dentro de um projeto internacional de transpor a tela várias histórias curtas de Gabriel Garcia Marques, "A Bela Palomera", de Rui Guerra, só agora chega ao circuito (Groff, a partir de hoje). Belíssima fotografia de Edgard Moura, inspirada trilha sonora de Egberto Gismonti, traz Cláudia Ohana (a "Vamp", na televisão), então mulher do diretor Guerra de forma maravilhosa, ao lado de Ney Latorraca (em seu melhor trabalho no cinema), Tônia Carrero, Dina Sfat (num de seus últimos filmes) e Cecil Thiré. Um belo filme que, se espera, seja mantido em cartaz pelo menos duas semanas. "O Cadilac Azul" (Coupe de Ville), comédia de Joe Roth, que havia sido programada há duas semanas no Cinema I, finalmente deve estrear hoje, enquanto "Demônio: O Rei das Trevas" (prime Evil), de Robert Findlay está no São João. Os demais programas continuam inalterados.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Cinema
18/10/1991

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