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Eloy vai a Cannes ver se o Boticário ganha os leões

Pela primeira vez um publicitário paranaense participa do mais famoso festival de filmes comerciais do mundo com obras nas quais deu sua contribuição. Eloy Zanetti, paranaense de Jacarezinho, 44 anos comemorados festivamente no último dia 7, viajou ontem para Lisboa, de onde seguirá para Cannes no início de julho (*). Diretor de comunicação do grupo Boticário, ex-Frischmann, ex-Umuarama, Eloy como o homem de comunicação do Boticário (investimento anual ao redor de US$ 300 mil) tem supervisionado os excelentes filmes criados pela W/Brasil - agência que atende a conta - e que vem colecionando premiações - as quais poderão ser acrescentadas mais alguns Leões de Ouro e Prata no Festival do Cinema Publicitário de Cannes - tão importante na propaganda quanto o de cinema é para a arte cinematográfica. Washington Olivetto, o golden boy da publicidade brasileira, bateu os recordes de inscrições em Cannes neste ano: 93 filmes de 33 clientes produzidos pela W/Brasil, dirigidos principalmente por três dos mais criativos realizadores: Flávia Moraes (que também já tem feito alguns curtas de sucesso, inclusive o premiado "O anel"), João Daniel e André Bukowski, este o mais conhecido diretor do cinema publicitário em São Paulo, argentino radicado no Brasil. xxx O boticário estará concorrendo com seis filmes que foram veiculados intensamente na televisão e cinema. Dois deles são calcados sobre músicas antológicas: "Marina" de Dorival Caymmi na voz de Dick Farney e "Coisa Mais Bonita" (Carlos Lyra / Vinícius de Moraes) na interpretação de João Gilberto. "Beijos", quando do lançamento de uma nova linha de batons e três sobre temas ecológicos - o grande target institucional que levou, inclusive, o presidente da empresa Miguel Kniser, a criar a fundação Boticário de Preservação da Natureza. O filme "Beijos", já recebeu a medalha de ouro na categoria TV/Cinema, na premiação do Clube de Criação de São Paulo. Na mesma categoria o prêmio Bronze foi para "coisa Mais Linda". Olivetto, que tem sido nos últimos anos o publicitário mais premiado internacionalmente, deverá retornar de Cannes carregando vários Leões a julgar pela produção que selecionou para disputar as diferentes categorias. Assim, de sua W/Brasil estarão no festival além dos filmes do Boticário, os seguintes clientes: Teachor's (3), Wall Street (1), Peixe (1), Sadia (6), Cica (14), Mon Bijou (3), Pinho Bril (1), Limpol (2), Brastemp (2), Springer (2), Panex (2), Copertone (2), Fiat (2), incluindo o que tem como garoto propaganda o empresário Antônio Ermínio de Moraes), Rede Zacharias (2), Cofap (5), Válisere (2, com o eterno presidenciável Paulo Salim Maluf como garoto-propaganda), Greendene (1), Shoring-Plough (1), Unibando (3), Sul América (quatro, três deles aproveitando imagens do enlatado "Dr. Kildare"), Abrinq (2), Mappin (1), Folha de São Paulo (1), APAE (1), Consid (2), Plaza (2), Tilibra (1), CGK Real (1), Brinquer (3) e, institucionais, criados gratuitamente, quatro dos mais emotivos filmes solidários para a Fundação Livro dos Cegos de São Paulo. xxx Há algumas semanas, quando veio a Curitiba a convite de um seminário sobre comunicação, Washington Olivetto mostrou, em primeira mão, alguns destes filmes que, até então, não haviam sido veiculados (certos produtos, aliás, são destinados apenas no eixo Rio-São Paulo, desconhecidos portanto no Paraná). Na ocasião, embora desse ênfase aos trabalhos que a W/ Brasil realiza para a televisão, Olivetto surpreendeu quando valorizou uma mídia que, no rateio de verbas, tem sido sempre reduzida: o rádio. Confessando-se um ouvinte feroz a acreditar que mesmo com toda tecnologia da televisão, o Rádio continua a ser o mais ágil dos veículos - desde que bem produzido - o diretor da W/ Brasil salientou a sua necessidade de ter cada vez mais uma linguagem dinâmica. Em termos de imprensa, destacou o retorno que as propostas de anúncios de páginas duplas vêm obtendo, "funcionando muitas vezes quase com o mesmo vigor de um editorial em determinados casos". Outro exemplo lembrado por Olivetto, em termos de força da mídia impressa são os anúncios de oportunidade, criados em poucas horas, para veiculação nas edições dos jornais nos dias seguintes ao acontecimento do fato que justifiquem estas peças. Como exemplo bem humorado, ciou o anúncio criado para a Rede Zacharias, conta exclusivamente na capital paulista, que aproveitou a explosiva afirmação feita pelo presidente Collor no comício em Pernambuco, para, no dia seguinte, chamar para uma superliquidação com um anúncio que tinha por título: É PRECISO TER AQUILO ROXO PARA VENDER AQUILO PRETO POR ESTE PREÇO. Outro exemplo de anúncios de oportunidade, foi o veiculado para o mesmo cliente no dia seguinte da quase prisão do ex-presidente do Banco Central, Ibrahim Eris, com o título de : IBRAHIM, PASSE NA CADEIA DE LOJAS DO ZACA. Para Washington Olivetto, a receita de um publicitário dar certo é sempre ter a ousadia e a coragem de inovar, conservando porém o bom senso. E com genialidade, sintetizou esta filosofia que merece ser guardada: A AVENTURA PODE SER LOUCA MAS O AVENTUREIRO TEM QUE SER LÚCIDO. Nota: (*) em Portugal, Eloy vai orientar novas campanhas publicitárias das 20 lojas do Boticário que ali estão tendo excelente faturamento. A empresa já tem três lojas na Escócia e duas nos Estados Unidos, todas pelo sistema de franchesing, que permitiu o extraordinário desenvolvimento da empresa, fundada há 14 anos e hoje com 900 lojas no Brasil - num faturamento que chega a US$ 900 milhões ao ano. 5% de seu faturamento industrial está sendo investido para sérios projetos na área ecológica. LEGENDA FOTO 1: Os filmes do Boticário que poderão valer leões de ouro no Festival de Cannes: "Marina" - ao som de Dick Farney cantando o clássico de Caymmi... LEGENDA FOTO 2: ..."Coisa mais Bonita", com imagens de gente jovem e linda como na música bossanova de Carlos Lyra e Vinícius na voz de João Gilberto... LEGENDA FOTO3: ... E "Beijos", um filme feito para o lançamento de um no batom, com sutil referência a coisa roxa do modelo.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
16/06/1991

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