Login do usuário

Aramis

Duplas

Para quem acompanha a MPB é interessante observar a carreira da dupla Antonio Carlos (Marques Pinto, 35 anos) e Jocafi (José Carlos Figueiredo, 36 anos), junto há 12 anos desenvolvendo um trabalho que tem rendido bons resultados financeiros, muitos sucessos nas paradas e algumas músicas de grande comunicabilidade. Baianos de Salvador, juntos com Maria Creuza - esposa de Antonio Carlos e uma das boas vozes reveladas nos anos 60, a partir do histórico lp "Apollo 11" (Discos JS, Salvador, 1968), o trabalho destes baianos tem se mantido numa linha coerente. Românticos à sua maneira, com uma glamorizada influência afro-religiosa - especialmente quando aceitam a colaboração do poeta Ildazio Tavares, pesquisador de cultos e tradições afro-brasileiras (e que junto com o pianista e compositor Berimbau realizou o excelente lp "Os Orixás", gravado há 2 anos na Sigla e só recentemente lançado, sem divulgação nas lojas), cada novo disco de Antonio Carlos & Jocafi merece ser ouvido com atenção. "Trabalho de Base (RCAm 103.0338, fevereiro/80), que dedicam ao pianista baiano Carlos Lacerda, apelidado de "o governador do teclado", reúne mais de 15 excelentes instrumentistas de base, além de coral de várias vozes, 8 das 12 faixas são de Antônio Carlos e Jocafi (em "Ossain/Bamboxê", com a participação de Ildazio "Peso Morto", com a parceria de Paulo Brito): "Água Viva", "Recaída", "Orô Mi Mayo", "Batalha de Canudos" (com participação de Alex Meireles), "Meu Endereço é o Bar", "Poucas e Boas", "Pimenta Malagueta" e "Pé de Coelho", "Roça Errada" é de Noca da Portela-Zé Maranhão e "Areia Movediça" de Zé do Maranhão e Daniel Santos. No geral, uma preocupação de fazer um disco alegre: mesmo nas duas músicas de influência afro- "Ossain" e "Orô Mi Mayo", os refrões são facilmente assimiláveis. Aliás, desde 1971, quando chegaram as paradas com "Você Abusou", Antonio Carlos e Jocafi são acusados por muitos de usarem e abusarem dos refrões, quase numa técnica publicitária. Sem exagero, achamos injusto tal classificação. Realmente, a dupla busca uma forma de chegar com facilidade aos ouvintes, e isto, aliás, explica porque inclusive tem discos editados até no Japão. Possuem o balanço e uma harmonização vocal, que compensa, na maioria das vezes, as palavras, obviamente ineteligíveis para quem não conheça o português. Neste "Trabalho de Base", produção, arranjos de José Briamonte, houve uma necessária preocupação em equilibrar as faixas e há músicas agradáveis, com "Meu endereço é o bar" - revisitando um tema antigo, "Poucas e Boas" e "Pimenta Malagueta", que Antonio Carlos dedica a Dona Mariazinha, sua avó, que classifica como "22precursora do movimento de liberação da mulher".
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Música
37
20/04/1980

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br