Cinema
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 09 de janeiro de 1973
Ignorado do grande público durante anos, Henry James (1843-1916), romancista e contista norte-americano mas que passou a maior parte da sua vida na Europa, sobretudo na França, Itália e Inglaterra (naturalizando-se inglês um ano antes de morrer, passou, de um momento para outro a ter a atenção de cineastas e diretores de teatro voltada para a sua obra, em especial para a novela que muitos consideram a sua obra-prima - e um dos mais importantes trabalhos da ficção mundial: "A Outra Volta do Parafuso"(The Turn of serew), publicando em 1898. Adaptada ao teatro, foi encenada no Brasil em 1954 por Dulcina de Moraes, sendo inclusive a peça que inaugurou o pequeno auditório Guaíra, em 19 de dezembro daquele ano. No final do ano passado, uma nova montagem foi feita em São Paulo, desta vez com Irene Ravache. Filmada pelo inglês Jack Clayton em 1962, com o nome de "O Inocentes), com Deborah Kerr no papel central, tornou-se um clássico do terror - talvez i primeiro filme a tratar um tema fantástico com lucidez e sem apelações - de uma visão quase que Kardeceneana, tema a qual Clayton voltaria cinco anos depois, em "Todas as Noites às ove". Agora, nos chega um novo filme inspirado em "The Turn of the Screw": "Os Chegam com a Noite" (Cine Lido), onde o roteirista Michael Hasting, desenvolve livremente os fatos ocorridos anteriormente a chegada da nova preceptora a mansão Bly.
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