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Aramis

"Assalto " das passagens no " Jornal " do deputado

Ao meio dia de sábado, no Pasquale, tomando um chope com seu velho amigo Bayard Osna, presidente da Urbs, o deputado Roberto Requião assista, com um sorriso de satistação, interesse que seu " Relatório Urgente"despertava entre as centenas de pessoas que se acotovelam nas mesas do bar do passeio público. O minijornal que Requião editou com ajuda de um grupo de amigos é totalmente dedicado a denunciar de seu ponto de vista, a ação das empresas de transportes coletivos e o titulo da primeira página já é para irritar os empresários: "Mãos ao alto: a tarifa é um assalto". xxx O deputado Donato Gulim, ligado familiar e economicamente a um dos maiores grupos que dominam o setor de transportes, foi o primeiro a protestar contra a publicação do deputado Requião. Diz que vai exigir informações sobre quem está financiando esta publicação, cuja tiragem é considerável: 400 mil exemplares, distribuidos de todas as formas ( correio, fitas de ônibus, associações de bairros etc ). O deputado Requião, em sua irônica tranquilidade, diz que a edição custou apenas Cr$ 2 milhões em papel, pois a ipressão foi feita, a titulo de colaboração, por quatro gráficas cujos proprietários se identificam com o seu pensamento. xxx Interesses dos empresários dos transportes coletivos á parte e os naturais dividendos politicos que Requião espera colher junto ao eleitorado ( afinal ele não esconde que é candidato a prefeito de Curitiba em 1986 ), o fato é que o "Relatório Urgente" é um completo levantamento sobre o custo dos transportes. Formado em Jornalismo ( além de direito ), Requião orientou a equipe que trabalhou ( gratuitamente ) na elaboração do jornal - Germinal Pocá ( analista ), Tereza Urban ( editoria ). Isel Koehler ( edição gráfica ). Marilena Silva, Ostilio e Goretti ( revisão), para que os normalmente complexos e herméticos dados técnicos fossem traduzidos em linguagem de fácil compreesão. Assim, os vários pontos que são considerados na fixação dos preços das passagens ( e com base na tarifa aprovada em 1º de dezembro de ( 1983 ) são colocadas nos objetivos textos, para que, no final, Requião mostre que o lucro dos empresários e grande. Na impossibilidade de transcrever as múltiplas informações, basta ficar no parágrafo final após a análise das remunerações de veiculos operantes / reservas e expansão das frotas: " No total, a remuneração do capital corresponde, a 6,19% da tarifa.Acontece que o enorme volume de dinheiro recebido pelas empresas por dia 90 milhões certamente rende lucros financeiros. O Capital de giro aplicado no mercado financeiro traz: um retorno de, pelo menos, 400 milhões por mês o que significa 17 novos ônibus. Isto não é calculado e não serve para abater no preço final da passagem as vantagens que as empresas tem ao lidar apenas com dinheiro á vista".
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Tablóide
24/05/1984

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