Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1980 - Julho)

É tempo de Papa (IV)

A comunidade polonesa não poderia ser mais feliz ao escolher o professor Thadeo Morozowicz, para saudar o Papa João Paulo II, na solenidade da tarde sábado, 5, no Estádio Couto Pereira. Aos 80 anos - completados há 2 meses, o professor Morozowicz é um dos mais admirados e estimados intelectuais poloneses que há meio-século se radicou em Curitiba. Pioneiro no ensino da dança - num trabalho que tem continuidade graças ao talento e entusiasmo de sua filha, Milena, Thadeo foi ator na Polônia e sua voz, apesar da idade, é das mais claras.

É tempo de Papa (I)

Um detalhe que o professor Vicente de Paula Athayde, coordenador de literatura do curso de pós-graduação da Universidade Católica do Paraná, recém-chegado dos WEA, onde passou quase dois anos, como << visiting professor >> da Minnesotta University, está lembrando. Foi um paranaense de São José dos Pinhais, professor de literatura da UCP, o poeta e narrador Leopoldo Scherner, quem traduziu para o português as melhores lições do Papa João Paulo II. O volume, recentemente lançado pelas Edições Loyola, traz o título de << A Loja do Ourives >> .

"Estranho" adiou a estréia de <<A Rosa>>

Programas já para duas semanas passadas. << A Rosa >> , de Mark Rydell, teve sua estréia adiada devido o sucesso de << Um Estranho no Ninho >> , de Milos Forman, que ao menos até amanhã continua no Astor. Quinta-feira é possível que estréia este musical que conta a história de uma cantora pop, viciada em tóxicos, solitária em seu sucesso, claramente inspirada em Janis Joplin, que morreu jovem, há 10 anos passados.

É tempo de Papa (II)

A coluna << Radar >> , da << Veja >> , que amanheceu ontem nas bancas, dedicou uma notícia de 22 linhas, ilustrada, confirmando duas notícias aqui publicadas há quase um mês, Eis o que disse << Veja >> , reiterando nossa informação: << Conselho do monsenhor Paul Marcinkus, o organizador das viagens do Papa, a um dos responsáveis pelo plano da visita de João Paulo II ao Brasil: << Primeiro, tome cuidado com as freiras.

É tempo do Papa (III)

Todos os problemas e aspectos relacionados à visita do Papa às 13 cidades brasileiras, iniciada ontem, foram demoradamente estudados. Mas para muitos foi difícil 0 senão impossível - encontrar a solução ideal. Um exemplo, pequeno mas significativo, é o caso das centenas - em alguns casos milhares - de veículos, especialmente ônibus, que chegarão nas cidades, em Curitiba já a partir de quinta-feira, trazendo idéias de outras cidades e Estados, decididos a qualquer preço ver o Papa passar.

Em Londrina, como se faz um festival

Com um orçamento mais do que econômico - menos de Cr$ 1 milhão o II Festival de Música que se inicia hoje em Londrina, é uma prova de que se pode fazer uma promoção importante sem dispensar somas faraônicas.

Observatório

De hoje a sexta-feira, todos os equipamentos de sonorização instalados desde o Aeroporto Afonso Pena até o Palácio Iguaçu estarão sendo demoradamente testados. Em menos de 20 dias, uma equipe de técnicos em sonorização, comandos por Guido Cecatto - diretor técnico da Rádio Estadual do Paraná, e Gebran Sabbag, um dos grandes especialistas em som (além de excelente pianista) do Paraná, montaram um sistema que deverá oferecer som da mais alta-qualidade em todos os eventos durante a visita do Papa João Paulo II, a partir das 14 horas de sábado.

"Casal Casado" não atende expectativa

<< O Último Casal Casado>., de Gilbert Cates, apesar de um tema atual e interessante- a falência conjugal e um bom elenco (George Segal e Natalie Wood na cabeça), ficou muito aquém das esperanças. Faltou aprofundamento no assunto, permanecendo o roteiro no clima de << deja vu >> , sem garra ou o humor - num ritmo lento e até cansativo. assim, é natural que hoje, quarta-feira, se encerre a carreira desta fita no Condor. Em compensação.

E o público perdeu mais um dos melhores filmes

Poderia-se até dizer: o melhor filme apresentado em Curitiba em 1980 foi exibido... em apenas 6 sessões. Mesmo que as opiniões possam discordar na classificação, dificilmente alguém que acompanhe o cinema com um pouco de seriedade deixaria de incluir << O Homem Que amava As Mulheres>. como uma das obras mais importantes da respeitabilíssima filmografia François Truf-faut. Infelizmente, muitos poucos foram os que puderam ver esta produção francesa lançada em Paris em fins de 1977 e que durante 78/79 mereceu elogios em todos os países foi projetada.

Observatório

O Camping Clube do Brasil procurou motivar seus associados de todo o País - e com especial ênfase aos do Paraná a participação do Rally que a Federação Internacional de Camping e Caravaning promove durante todo o mês de julho, estendendo se até 10 de agosto, na região da Albena, junto à cidade de Baltchic, litoral do Mar Negro, na Bulgária. O camping Clube do Brasil está reivindicando sediar o XLVI Ralí, em 1985, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de janeiro.

Merece. Não só pela fotografia

Há filmes que merecem ser vistos apenas pela fotografia. Não é o caso de << Cinzas no Paraíso >> (Days of Heaven), que desde segunda-feira está em reprise no Vitória. Afinal, o roteiro de Terence Malick é dos mais coretos e a direção tão segura que valeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes no ano passado. Mas sem dúvida dificilmente um filme apresentou um fotografia mais bem cuidada do que a que Nestor Almendros conseguiu neste drama que se desenvolve como uma trágedia clássica grega, ambiente da no Texas no final da segunda década deste século.

A espiritualidade sonora no Brasil

A igreja e a música sempre estiveram intimamente ligadas. Os cantos, réquiens, missas e demais peças religiosas caminham com a igreja fundada por Cristo e que ao longo de 2 mil anos tem dado ao mundo muitas obras-primas.

Eulalia ou um poema ao andarilho do Universo

A presença de João Paulo II no Brasil - e sua chegada amanhã a Curitiba - não deixa de atingir a todas as pessoas, independente de fé, posição social ou mesmo ideologia. Assim, cada um reage de uma forma frente à presença do Sumo Pontífice, em sua visita pastoral em 13 cidade, trazendo uma mensagem de paz e esperança.

À meia-noite, um filme polêmico

Na sessão da meia-noite de hoje filmes mais polêmicos da década passada: << Laranja Mecânica >> (A Clockwork Orange), 71, de stanley Kubrick, que permaneceu 8 anos proibido no Brasil devido à estupidez da Censura nos anos de repressão. Finalmente liberado, este filme sobre a violência-jovem, baseado no romance de Anthony Burgess, foi projetado e nada aconteceu. Provando que a Censura é, realmente, um fantasma que vê perigos onde existem.

Na presença do Papa, a grande força do rádio

Um evento como a visita do Papa João Paulo II ao Brasil transcende a qualquer outro fato jornalístico. E assim como em julho de 1969, o fantástico não foi apenas o homem ter descido na Lua - mas, sim, o mundo todo ter podido acompanhar, momento-a-momento, aquela conquista da humanidade -, também a emoção não e só o fato do Santo Padre pela primeira vez chegar ao nosso País mas, sim, todos os instantes públicos de sua visita, serem transmitidos ao vivo - e em cores - para todo o País.

Observatório

PARTINDO do raciocínio de que aproximadamente 30 mil alunos saem do 2.º grau todo ano no Paraná e 10 mil ingressam em faculdades aqui e em outros Estados e que os cursos profissionalizantes de 2.º grau, com raras exceções, não preparam eficazmente os alunos para o mercado de trabalho, a Sociedade Paranaense de Estado de Administração lançou um curso de pós-graduação de 2.º grau. Assim oferece habilitação em assistente de administração e pós-graduação de 2.º grau em bancos, indústria, comércio, etc.

O cinema de ação e o desenho

Em boa hora a CIC lançou << Meu Amigo o Dragão >> (Pete`s Dragon), produção de Ron Miller/Jerome Courtland, dos estúdios Walt Disney, onde a exemplo de << Os 3 Cavaleiros >> , << Canção do Sul >> e<< Mary Poppins >> , une-se o cinema de ação e o desenho. Uma produção de 1977, mas que chega com sabor de novidade, encantando crianças de todas as idades. O roteiro de Seton Miller e S. Field conta a história de Pete (Sean Marshall), um órfão de nove anos, que vive numa aldeia próxima a cidade de maine.

Documentos

No final de julho, o público curitibano terá oportunidade de assistir no auditório Salvador de Ferrante um dos espetáculos mais elogiados pela critica paulista e carioca: << Na Carrêra do Divino >> , criação coletiva de um grupo de jovens entusiastas por teatro - que se designam << O Pessoal de Victor >> , ligados a Universidade de Campinas. Com coordenação de Carlos Alberto Soffredini, propõe uma experiência das mais válidas - e pela qual temos insistido em nossas colunas: a reavaliação da cultura (m seu sentido antropológico) caipira.

Memória

José Silas Xavier, mineiro radicado em Brasília, funcionário há muitos anos do banco do Brasil S/A, pesquisador apaixonado pela música brasileira, teve uma idéia das mais felizes no início de 1979: aproveitando o estímulo que o ex-presidente do BB, Karlos Rischbieter, deu à edição de discos-brindes, com músicas de alto nível, financiados pelo Banco do Brasil, propõs que a Federação Nacional de Associações Atléticas do banco do Brasil fizesse o mesmo.

O Cavaleiro Elétrico de uma outra América

Numa das seqüências de << O Cavaleiro Elétrico >> (cine Condor, 14, 16h30min, 19h30min e 22 horas), a tv-repórter Hallie (Jane Fonda), tentando acompanhar o cowboy Sonny (Norman) Stele (Robert Redford), na caminhada pelo interior de Utah, cansada com o peso do equipamento de gravação, cai e diz ter ferido a perna. Levanta o rosto e indag a Sonny: - Você não vai me matar, como se mata cavalos?
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br