Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1980 - Maio)

Estágio de Gulin na Prefeitura de Curitiba

Como são raras as oportunidades de um homem eleito pelo voto direto chegar à Prefeitura de uma Capital, o vereador Donato Gulin, desde ontem prefeito-interino de Curitiba, enquanto o arquiteto Jaime Lerner participa de um congresso sobre transportes urbanos em Dançar, elaborou um cuidadoso plano de aproveitar ao máximo todas as horas em que permanecer no cargo.

Observatório

INICIADO dia 28 de abril e estendendo-se até domingo, dia 4, realiza-se em Bonn o << Begenung Mit Brasilian >> (Encontro com o Brasil), Eneida Newman, ex-vice-consulesa da República Federal da Alemanha no Paraná, agora em Bonn, onde o vice-cônsul Karl Newmann já reassumiu novas funções no Ministério das Relações Exteriores, conta que doa 28, segunda-feira os bailarinos Clyde Morgan e Lais Góes, de Salvador, abriram no Kultur Forun uma série de apresentações de danças afro-brasileiras.

"Romeu e Julieta" de volta à cidade

<< Romeu e Julieta >> , a mais conhecida das tragédias de William Shakespeare, teve inúmeras versões para o cinema. Mas nenhuma rendeu tanto quanto a que Franco Zeffrelli realizou em 1968, um ano depois de outra produçãoinspirada no autor inglês: << A Megera Domada >> (The Taming of the Shrew, com elizabeth Taylor e Richard Burton). Na versào de << Romeu e Julieta >> houve uma soma de fatores que ajudou a faer deste filme tanto um sucesso de público como um filme de méritos artísticos.

Depois de Alomar, os irmãos Marques

Foi lamentável que a temporada de Elomar Figueira de Mello, a Personalidade-1979, na área da Música Popular Brasileira, segundo a Associação de Críticos de Arte de São Paulo, não tivesse sido melhor programa.

Observatório

Uma das pessoas mais queridas da música brasileira, tão admirável como artista como pessoa consciente e sempre presente nos momentos em que se fez necessário, a cantora Nara Leão vem a Curitiba, na quarta-feira. Acompanhada de um diretor da Polygram, Paulo Guerra, estará aqui apenas para rever amigos, falar a jornalista, radialistas e tv sobre o seu novo disco, << Com Açúcar, Com Afeto >> , onde gravou exclusivamente músicas do amigo Chico Buarque. Antes foi ao Norte e Nordeste, << um bom passeio, mas não caneti >> , nos conta em amável bilhete.

Ainda há tempo de ver <<Queimada>. no Bristol

Realmente, uma programação para todos os gostos: quem se queixa de que os filmes do novo cinema alemão só chegam em cópias 16mm, via Goethe Institut, e são projetados na Sala Arnaldo Fontana, tem oportunidade de assistir a << Coração de Cristal >> (Herz Aus Glas), que Werner Herzog rodou há 5 anos, com Josef Bierbichler na frente do elenco, baseado num livro de grande sucesso na Europa, de Herbert Achtenbursch.

Romeu e Julieta

Em 1964, quando se comemorou o 4.º centenário do nascimento de Willian Shakespeare, se fez um levantamento de todos os filmes inspirados em suas obras: mais de 100 tiveram como ponto de partida textos do dramaturgo inglês.

Lançamentos duplos, continue <<ligado>>

Como registramos há alguns dias, é necessário prestar atenção nos lançamentos duplos que estão acontecendo nos cines Glórias e Scala. Tradicionalmente com reprises do pornochanchadas, violência linha kung-fu ou westerns-spaghettis, estes dois cinemas da Fama Filmes, com uma freqüência de público mais humilde, recebem, de quando em vez, filmes que merecem ao menos ser verificados. É que há tantas fitas importantes aguardando vez nas prateleiras, que, para descarregá-las Jaime Tavares e João Aracheski acabam programando os filmes em programas duplos nestas casas.

Observatório

a morte de Alfred Hitchcook, aos 80 anos, na última terça-feira, motivou a reprise de seus filmes que estão com cópias na cidade. A partir de amanhã., no Bristol, um Festival Hitchcook dará oportunidade a que se (re)vejam alguns de seus trabalhos nos últimos anos. O primeiro programa é justamente o seu último filme, << Trama Macabra >> (Family Plot), com Karen Black e Bruce Dern, lançado em 1976.

E a tribo, fica só no boldo, salve, salve!

Na quarta-feira, 30, a última encenação de << Ó Curitiba. Nossa Tribo, Salve Salve >> , com texto de Paulo Vítola, música de Marinho Galera, teve , ao contrário de muitas outras noites, um bom público . Apesar de inexistir uma única placa que indique que a construção de estranhas formas, na Praça Rui Barbosa, seja um teatro - e o único cartaz indicativo do espetáculo tenha sido feita por um garoto, filho de Maurício Távora - Jane Martins, nos últimos dias o público do espetáculo foi aumentando. Os cartazes da peça, que deveria estar em pontos estratégicos, ninguém viu.

Amazônia

Entre saldos positivos da ascensão da cantora Fafá de Belém - hoje num lamentável declínio artístico, em conseqüência dos problemas criados por seu empresário Roberto Livi (o mesmo << inventor >> do mito Sidney Magal) foi a revelação da dupla Paulo-Ruy Barata, como compositor. Paranaense, esta dupla, formada por pai - o jornalista e poeta Ruy Barata e seu filho.

Disco do Ano

Nara (lofrego) Leão, 38 anos, completados no dia 19 de janeiro, formada em psicologia, desquitada (do cineasta Cacá Diégues), 2 filhos - Isabel e Francisco, capixaba de Vitória (embora muitas biográfias atribuem sua cidade natal a famosos Cachoeiro do Itapemirim, berço de Rubens Braga, José Carlos de Oliveira e até o nosso << paranaense >> Paulo Marins) é um caso especial dentro da música brasileira.

Nordeste

A próxima temporada da Banda de pau e Corda (Teatro do paiol, 23 a 25 de maio) possibilitará que se reveja o trabalho deste sexteto pernambucano que, formado há 8 anos e que, junto com o Quinteto Violado e o Quinteto Armonial, cada um na sua linha, são bastante representivos da música nordestina. Do grupo original, já houve três substituições.

"Petruschka" com aplauso e Ana Botafogo no Guaíra

Sérgio Viotti, ator, tradutor e jornalista, é um dos poucos críticos de dança com atuação regular, no Brasil. E após assistir a estréia do Balé Guaíra, dia 1.º, no Teatro Municipal de São Paulo - onde a temporada se estendeu até domingo - Viotti publicou elogiosa crítica no << Jornal da Tarde >> , edição de sábado. Com o título de << Sensível e bonito. Um balé que deve ser visto >> . Viotti começou lembrando que << em terras onde plantando dá, o balé Guaíra comprova, quase 500 anos depois, que a Carta tinha razão. Sabemos das necessidades básicas para se formar uma companhia permanente de balé.

Observatório

AUGUSTO RODRIGUES, 67 anos, um dos nomes mais importantes das artes plásticas no Brasil, chega hoje, em seu automóvel,. Decidiu antecipar sua vinda para poder conhecer melhor a cidade, onde vem a convite de dois amigos, os artistas Jair e Susana Lobo, para fazer uma mostra no Museu Guido Viaro e trocar idéias sobre a pintura, a importância das escolas de arte para crianças, da qual foi o introdutor no Brasil e rever alguns amigos que aqui residem.

Alfred Hitchcock, suspense que volta

A morte de Alfred Hitchcoock, aos 80 anos, há uma semana, faz com que a Fama Filmes reprise no Bristol, infelizmente apenas em 2 sessões diárias, sete de seus filmes que a CIC/Universal relançou nos últimos anos no Brasil. Embora não sejam os mais representativos entre os 66 longa-metragens que o mestre-do-suspense realizou a partir de 1921, quando estreou com << Number Thirteen >> , não deixa de ser uma oportunidade, ao menos para os mais jovens: ver a sensibilidade e competência profissional deste diretor-produtor que tão profundamente marcou o cinema.

Elomar, show extra

Quem foi ao Paiol no sábado teve oportunidade de assistir um espetáculo único: além de Dércio marques houve a participação especial de Elomar Figueira de Mello, Shangay e o compositor-letrista José Carlos Jatobá, os três baianos, que haviam viajado toda a tarde, de Londrina a Curitiba, especialmente para estar com os irmãos Marques à noite. E apesar do cansaço - na sexta-feira, Elomar e Shangay fizeram um aplaudido show no cine-teatro Ouro Verde - deram um extraordinário vigor que fez o público presente no Paiol aplaudir entusiasticamente.

Os 40 anos de Belarmino & Gabriela e outros artistas

Entre as efemérides de 1980, em termos de Paraná, está os 60 anos de Salvador Graciano - os 40 de vida artística da dupla Belarmino e Gabriela. Se alguém torcer o nariz, é bom entender que dentro de nossa cultura popular - e entenda-se, por favor, aqui a palavra em seu sentido antropológico - nenhuma outra dupla regional é tão profundamente identificada com o nosso Estado como este casal que, desde 1940 , vem se apresentando em programas de circos, pavilhões, clubes, não só nas cidades paranaenses, mas em Santa Catarina e mesmo , até há algum tempo,, no Interior de São Paulo.

Observatório

ROXO, na Baixada Fluminense está numa zona em que um estudo da ONU comprovou ser a área de maior violência do mundo. Por isso não deixa de ser curioso que venha de Belfort Roxa, caixa postal 19, remetida pelo sr. Manoel Jacintho Coelho, uma mala direta anunciando o livro << Universo em Desencato >> , obra que propõe << o encontro com a individualidade >> e se diz revelador da << verdadeira origem da humanidade (com) revelações feitas pelos extraterrenos e do nacional superior >> . E o que é a força racional?

Festival Hitchcock depende do público

Com << Marnie, Confissões de Uma Ladra >> , produção de 1964, prossegue no Bristol, amanhã, dia 8, o Festival Alfred Hitchcok. Se houver bom público, Jaime Tavares programará este filme também para a sessão de sábado, no Astor, mas caso não haja maior escolherá outra reprise para aquela sessão coruja . Realizado após << Os Pássaros >> (programado para sábado), << Marnie >> decepcionou um pouco aos fãs de Hitch, mas é possível que, revisto agora, possa ser melhor apreciado.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br