Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1977 - Maio)

Um livro de muita voltagem

No final dos anos 50 e primeira metade da década de 60, Pedro Ricardo Dória foi editor de economia de O ESTADO. Um dos primeiros jornalistas paranaense a especializar-se nessa área, Dória acabou mergulhando tanto no setor que acabou trocando o trabalho diuturno da imprensa pelo magistério - professor na Faculdade de Administração e Economia da Universidade Católica do Paraná, e funções técnicas na Companhia Paranaense de Energia Elétrica, chegando hoje ao cargo de assistente Arturo Andreolli.

O verde da vida

O professor Rudolf Doermach, 48 anos, diretor do Instituto de Biotecture, em Stuttgart, que passou a semana em Curitiba, orientando seminário sobre arquitetura biológica, não se limita a teoria em termos da defesa que faz da necessidade do homem reintegrar-se à natureza. Orgulha-se de ser filho de um jardineiro e ele próprio, em todas suas horas de folga, dedica-se à jardinagem e a um pequeno sítio em Bavernhof, próximo a Wildberg, cidade de apenas 1.200 habitantes, na Alemanha Ocidental, onde reside. ***

O Festival da Canção (III)

Ao interessado em música popular, a realização de um evento como I Festival Universitário da Canção (hoje 20 horas, auditório do Colégio Estadual do Paraná, encerramento) é uma oportunidade de se avaliar as influências - positivas ou nefastas em termos musicais, sobre a juventude. É perfeitamente natural que os novos compositores e interpretes, geralmente numa faixa etária entre 17/25 anos, assimilem influências dos seus ídolos - procurando-as retransmitir em sua música.

Rodrix & Franco

dificilmente o compositor-pianista cantor Zé Rodrix (José Rodrigues, 29 anos) aceitará retornar tão cedo a Curitiba, em termos profissionais. Às 2:45 horas da madrugada de domingo, deixou o Clube Curitibano irritadíssimo e magoado. O (pequeno) público presente na abertura do Festival de Maio, não só mostrou-se frio como agressivo em relação ao seu show, chegando ao ponto de jogar objetos contra o artista, que por pouco não foi ferido no rosto.

Aqui, Jazz IV

Há três anos, num domingo, apresentou-se no auditório da Reitoria, o pianista Horace Silver a frente de um extraordinário quinteto. Produzido pela admirável Gaby Leib, o concerto foi, em nossa opinião, um dos grandes eventos jazzisticos já oferecidos aos curitibanos, mas, mesmo assim, foram raros os que souberam aplaudir os instrumentistas na dimensão que eles mereciam (houve mesmo pessoas que deixaram a sala durante o concerto). É que Horace Silver não era - como ainda não é - um nome popular no Brasil.

Chorôs

Coincidência ou não, o fato é que Continental acaba de prestar uma homenagem a Pixinguinha - o grande Alfredo da Rocha Viana Júnior (23 de abril de 1898 - 17 de fevereiro de 1973), na semana de seu 79º aniversário: nas lojas, desde a semana passada um novo disco do conjunto Época de Ouro interpretado Pixinguinha e Benedito Lacerda.

Vocalistas

Depois de alguns anos em que parece ter havido uma sobreposição de compositor como intérprete - sobre os vocalistas, parece estar havendo uma reação e bons cantores(as) estão aparecendo ou - o que é mais importante - reaparecer. Apenas vocalistas, que, seus estilos e procurando determinadas faixas de público, procuram dar o seu recado.

o Festival da Canção (IV)

A emoção foi grande!

Robinson sexual

Entre uma visão semi-antropológica a uma quase- tragédia grega, "Selvagem Despertar"(Cinema 1, hoje último dia em exibição) é um dos filmes mais inquietantes do ano. Adulto. Vigoroso, forte em sua temática, resvalaria para o dramalhão barato e pornográfico, se não fosse o pulso de George C. Scott, que neste seu segundo longa metragem revela-se tão bom diretor quanto é, há mais de 20 anos, intérprete.

40 anos sem Noel

Hoje à noite, o grupo de choros que faz do Marito`s (Rua Emiliano Perneta, 1111), atualmente o mais saudável dos ambientes musicais da cidade, vai modificar um pouco o seu repertório. Ao invés dos temas de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Anacleto de Medeiros, Alaor de Oliveira (a melhor flauta do Sul), Arlindo Santos (o único violão de sete cordas da cidade), Janguito do Rosário (cavaquinho) e Bento(bandolim), estarão apresentando uma seleção das melhores músicas de Noel Medeiro Rosa (1910-1937), cujo 40.º aniversário de morte transcorre hoje.

Eldorado sem papéis

Os inocentes pagam pelos pecadores: analistas do mercado de papéis estão verificando, com preocupação, o descrédito deste campo de investimentos nas cidades do Sudoeste e mesmo Norte do Paraná, onde, apesar dos milhões que começam a correr nas mãos dos produtores de soja e café, as cadernetas de poupança, ações e títulos mobiliários etc., estão com baixos resultados.

Gomes & Hortência

Nada se perde tudo se comercializa: revista "Amiga" que está nas bancas (data de capa de 10 de maio, 82 páginas. Cr$ 18,00) publica uma fotonovela intitulada "A Difamação" que nada mais é do que uma colocação simpática do "caso Mário Gomes", que ocupou, há algumas semanas, as páginas dos jornais e revistas nacionais, em especial as publicações da Bloch.

A boa dança

Definitivamente provado: em Curitiba existe um imenso público para espetáculos de danças, sejam clássicas ou modernas. Uma comprovação foi o fato de mais de 6 mil pessoas lotarem o Guairão no último fim-de-semana, para aplaudir a apresentação de "Giselle" pelo Corpo de Baile da Fundação Teatro Guaíra. Todas as sessões estiveram lotadas, com um público interessado e que aplaudiu demoradamente as bailarinas (os) deste primeiro bale em versão integral (dos atos).

Nossos advogados na conferência

O advogado Otto Luiz Sponholz, professor da Faculdade de Direito da Universidade Católica, foi um dos seis integrantes da bancada do Paraná na II Conferência Nacional dos Institutos dos Advogados Brasileiros (Rio de Janeiro, 27 a 30 de abril), que, no final, teve aprovado, por unanimidade, um manifesto condenando a aprovação da reforma do judiciário, "ignoradas sugestões oferecidas pelos Tribunais e Ordem dos Advogados, Faculdade de Direito, professores e juristas".

Os inimigos dos Queirolos

Como Napoleão, o bravo Lafayete Queirolo, 43 anos de tradição circense, está temeroso de um inimigo cruel: o General Inverno. Os batalhões precursores do glacial inimigo já começaram a chegar e provocar as primeiras baixas no palco de batalhas: o circo Chic Chic, até o dia 14 no bairro do Capão da Imbuía. Na cobertura plástica, colorida e simpática do circo que renasceu após 10 anos, parece ser difícil resistir ao amigo que, em rajadas covardes atinge os soldados - isso é, espectadores e artistas. Resultado: começa haver deserções do público e o próprio Lafayete não sabe como enfrentá-lo

Lucília, uma escritora

Durante 25 anos dona Lucília foi apenas dedicada esposa de um grande fazendeiro e mãe de cinco filhos. Mas sempre gostou de ler e escrever e, pouco a pouco, foi fazendo uma obra que até novembro de 1968 permanecia inédita. Depois que publicou, por insistência de seus filhos, "Rei do Mundo" (agora já em 3ª edição, pela Record). Não teve mais condições de continuar a esconder os seus livros: já publicou oito, tem mais dois no prelo e começa agora a trabalhar em seu 11º romance. ***

Marchand ou Malandro?

Jorge Carlos Sade, pintor e diretor da galeria de arte Acaica, está pedindo aos seus amigos que não o classifiquem mais como "Marchand-detablaux".

Meyer-Clason, o tradutor

A presença em Curitiba do professor Curt Meyer-Clason, 67 anos, ex-diretor do Goether Institut em Lisboa, adquire um especial significado: trata-se de um dos mais respeitados tradutores da República Federal da Alemanha, responsável direto pelo lançamento de autores como João Guimarães Rosa, Adonias Filho, Jorge Amado, Carlos Drummond de andrade, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Machado de Assis, entre outros, naqueles pais, nos últimos 15 anos.

Verde romantismo inglês

Lamentável que o público romântico, capaz de manter filmes como "Love Story" ( a propósito, em reprise a partir de hoje no cine Lido) meses em cartaz, não tivesse descoberto "Ligações Proibidas" (exibido no cine Condor até ontem). Pois, há muito tempo, que não aparecia um filme romântico tão digno como esta segunda versão do roteiro que Noel Coward (1899-1973) escreveu em 1944, para seu amigo David Lean (1908) levar ao cinema - e que seria transformado numa de suas melhores peças ("Still Life"). Um filme absolutamente limpo, higienização, saudável!

O pioneiro da Soja

Quando a soja fez centenas de novos milionários no Paraná, eis uma pergunta que cabe: quem foi o primeiro agricultor a ter visão de plantá-la na região Sudoeste, hoje produzido 40% da safra do Estado (estimada em 2 milhões de toneladas)?
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br