Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1974 - Julho)

JCC & a [Rádio] Mec

A experiência administrativa de quatro anos na direção da Rádio Roquete Pinto, na GB, e mais a

A ponte de Cassavetes

"Nesta Cidade De 2 milhões de habitantes Estou sozinho no quarto Estou sozinho na América" ("A Bruxa", Carlos Drummond de Andrade). xxx

Assembléia [maçônica]

Sábado à tarde, na Grande Loja Oriente do Paraná, no edifício Acácia, houve a sessão trimestral da Assembléia maçônica, reunindo 45 deputados, representando as diversas regiões do Estado. Sob a direção do Grão-Mestre Enock Vieira Santos, de Londrina, e secretariada pelo general Damasceno, na reunião foram eleitos os novos integrantes da mesa diretora da Assembléia, órgão consultivo e que se reunindo, no mínimo, quatro vezes por ano analisa e discute os destinos da maçonaria. Entre os deputados-maçons estão nomes proeminentes e conhecidos de diversos pontos do

A boa cozinha

A já numerosa bibliografia gastronômica de autores brasileiros acaba de ser acrescida de um lançamento originalíssimo, por parte de uma autora curitibana Selma El-Khatib, filha do editor Faissal El-Khatib selecionou uma centena de receitas, editadas em formas de cartões avulsos, acondicionados numa bonita caixa-arquivo no tamanho 12x12 centímetros, completados por um livreto de 57 páginas sobre "Etiqueta na Mesa".

A Cidade e O Tempo

Na XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, que inicia no próximo dia 10, em Recife, a professora Altiva Pillati Balhana, do Departamento de História da UFP, apresentará um projeto da pesquisa que está iniciando em colaboração com o professor Sergio Nadalin e os alunos do 4º ano do curso de História: a formação dos quadros empresariais paranaenses nos séculos XIX e XX.

Nossos instrumentistas e suas poucas chances

São tão poucas as chances no Brasil para um instrumentista desenvolver um trabalho e solista com maior criatividade, que é compreensível que os nossos bons músicos se agarrem com unhas e dentes nas raras chances que lhe aparecem de fazerem discos em que possam se destacar instrumentalmente, fazendo a concessão de gravarem músicas comerciais - de fácil agrado.

Artigo em 03.07.1974

Poucos Estados tem apresentado, nos últimos anos, um crescimento tão impressionante na Umbanda como o Paraná. Só na edição de segunda-feira, o "Diário Oficial" publicou extratos para fins de registro de mais quatro tendas, todas na região Norte: "Oração Nossa Senhora da Mãe Valeime", em Peabiru, "Oxocê", em Campo Mourão, "São Cosme e Damião", em Engenheiro Beltrão e "Templo dos Orichas", com matriz e filial: São Pedro do Ivaí e Jandaia do Sul, respectivamente. E apenas 50% das tendas procuram legalizar o seu funcionamento.

Realidade Hospitalar

Resultado de oito meses de pesquisas junto aos mais diferentes órgãos, o relatório de uma equipe de cinco profissionais em administração hospitalar acaba de concluir sobre a Rede de Hospitais do Estado do Paraná apresenta características que o torna um dos mais completos diagnósticos sobre este campo da saúde.

Mad no Brasil

Com as mesmas características da edição original, acaba de sair a revista "Mad" em português, num lançamento da Editora Vecchi S/A, de São Paulo, que prossegue assim em sua programação de oferecer aos leitores brasileiros o que de melhor existe nos quadrinhos & humor internacional (já vem editando há 4 meses e a excelente "Eureka", de origem italiana).

A Mulher & os Fados

Uma gripe violenta fez que com a cantora Paula Ribas adiasse por uma semana sua temporada em Curitiba (restaurante Mouraria), ocasião em que aproveitará também para catituar seu primeiro Lp - "Fados Brasileiros", incluído no suplemento de junho dos Discos Marcus Pereira, ao lado da coleção "Música Popular do Centro-Oeste/Sudoeste (4 Lps), "Viva o Samba" e o magnífico disco de Cartola - já considerado pela crítica um dos 10 melhores de 1974.

Como passar no exame vestibular (estudando muito)

A Editora José Olympio acaba de publicar A Arte e a técnica de prestar os melhores exames, de Riva Bauzer, cuja importância para todos os estudantes brasileiros, a partir do ensino médio, nunca será demais ressaltar. A autora, valendo-se de longa experiência no magistério, elaborou um manual que, além de seu caráter objetivo e pragmático, no sentido de guiar o estudante a vencer os obstáculos dos exames de acesso ao ensino universitário, vale também como orientação geral na técnica de estudar de melhor aproveitamento dos recursos que cada uma dispõe em maior ou menor grau.

Realidade Hospitalar (II)

Dos 504 hospitais existentes no Paraná nada menos que 476 são particulares, existindo apenas 16 estaduais, 10 municipais e 2 federais. Tais números demonstram o grande interesse particular pela atividade, provando que apesar das alegações em contrário dos empresários-médicos, o atendimento hospitalar ainda é muito lucrativo (prova está que entre os maiores contribuintes do Imposto de Renda no Paraná, estão pelo menos 10 proprietários de hospitais).

Artigo em 05.07.1974

Há um mês houve o Reerguimento na cidade de Telêmaco Borba, da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Estrela do Paraná, "sob a invocação do Grande Arquiteto do Universo e sob os auspícios do Grande Oriente do Brasil, no Paraná, e do Grande e Supremo Conselho do Brasil, do Rito Escocês Antigo e Aceito". Sua sede (provisória) é na rua João Japira, 29, naquela cidade e seus obreiros dividem-se em Cotizantes, Remidos, Felizardos, Livres e Beneméritos.

Versos de Trilussa

Além de lançar um excelente suplemento fonográfico o publicitário Marcus Pereira, de São Paulo, está editando também livros. O primeiro volume que aparece é "Versus de Trilussa" na tradução de Paulo Duarte. Pouco conhecido no Brasil, o poeta Trilussa (Carlo Alberto Salustri - 1873-1950) escreveu sempre em dialeto romanesco, numa linha satírica-fabulista. Paulo Duarte, que descobriu Trilussa em sua juventude, foi o grande divulgador através das páginas de sua revista Anhembi. A distribuição deste lançamento de Marcus Pereira está sendo feita pela Editora Brasiliense.

Realidade Hospitalar (III)

Apesar do superavit de leitos hospitalares (teoricamente 2.960 a mais do que o necessário) e de médicos (1.100), o índice de mortalidade infantil em Curitiba é dos mais altos do Estado, só comparável aos distritos sanitários que [têm] por sede os municípios de União da Vitória, Campo Mourão, Paranavaí, Cornélio Procópio e Jacarezinho, com variações entre 101,00 e 116,59 óbitos por 1000 nascidos vivos.

Peppin no Rio

O maior sucesso na temporada da Broadway em 1973, o musical Pippin, de Roger Hirson e Sthephen Schwarts, em sua montagem brasileira (supervisão de Flavio Rangel, Teatro Adolpho Bloch) está levando muitos curitibanos a Guanabara para assistirem o bonito espetáculo - que por sua grandiosidade somente será apresentado naquele teatro e, posteriormente, em São Paulo.

As mulheres, a biblioteca & as frases

O desenvolvimento econômico-social cria novas necessidades junto [a] empresas e órgãos públicos, justificando o aparecimento de assessorias para prestação de serviços altamente especializados. Assim, três bibliotecárias, filhas de famílias tradicionais, uniram-se na criação da Bibliotek - primeira empresa especializada na montagem de qualquer tipo de biblioteca ou centro de documentação, já com um número expressivo de trabalhos em desenvolvimento.

Becaud no Olympia: um excelente [álbum]

Aproveitando a promoção que recebeu no início de junho, com sua vinda ao Brasil para os espetáculos de entrega do Prêmio Moliére de Teatro e Air France de Cinema, de 1973, nos Municipais da Guanabara e São Paulo, mais uma apresentação especial em Brasília, a Odeon lança um bom lp que Gilbert Becaud gravou no Teatro Olympia, a 24 e 25 de outubro do ano passado.

Artigo em 07.07.1974

Sem título

A Cidade & O Tempo

Reflexo de uma nova realidade em termos de vida associativa, as fusões dos clubes não se restringem apenas [às] grandes sociedades atingindo também as entidades mais modestas, dos subúrbios, igualmente prejudicadas com o despovoamento de seus salões e afastamento dos associados - hoje com múltiplas possibilidades de preenchimento, de suas horas de lazer, deixando de [freqüentar] regularmente o clube - como acontecia em décadas passadas.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br