O infantil descartável e o retorno de J. Brown
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 23 de novembro de 1991
O extraordinário sucesso da telenovela "Carrossel" (SBT/TV Iguaçu) promoveu bastante a sua trilha sonora, basicamente voltada a faixa infantil com uma montagem criada por Nelson Edson dos Santos, reunindo fonogramas da COMEP / FLIPPER / EMI / ODEON / Maravilha e editados em elepê da Barclay.
Assim, a trilha brasileira para esta novela mexicana, trouxe o Trem da Alegria ("Acorda Pai", "Passarinho"), Mariane ("Ciranda" e "Nem Tudo que Reluz É Ouro"), Patrícia ("Sonhos de Amor"), Maria ("Varinha de Condão"), Laura ("Canção do Papai"), Luan e Vanessa ("Segredo"), Grace ("Amiga Professora"), os grupos Super Feliz ("Carro-Céu") e Papillon ("Hino à Criança), e até o super brega Amado Batista com "Nascer do Sol".
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Na mesma faixa de música de consumo para a faixa infanto-juvenil, dois outros lançamentos: o grupo Ping Pong ("Som & Festa", EMI/Odeon) e "Paquitas" (Xuxa Discos / RGE). Inútil perder tempo e espaço para comentar estes produtos descartáveis, feitos para consumo imediato. A própria temporalidade dos garotos(as) reunidos para desfilar um repertório dos mais ingênuos mostra que estas gravações destinam-se a um retorno imediato, promovido pela televisão. O único motivo para se guardar estes discos é que talvez - nunca se sabe - entre os adolescentes do Ping Pong e Paquitas (por sinal, deliciosas ninfetas, em tentadores biquínis nas coloridas fotos do encarte que acompanha a produção) poderá (poderá?) surgir alguém capaz de emplacar uma carreira solo no futuro.
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Internacionalmente, um lançamento que ganhou espaço na imprensa: "Love Over Due" (Scotti Bross/Polygram), marcando o retorno de James Brown, após a temporada que passou na prisão. Intérprete de grande força, também compositor inspirado, Brown é um artista com público fiel e que vibra com seu estilo másculo, altíssimo, mesmo dançante (não é a toa que duas das faixas deste álbum chamam-se "Later for Dancing" e "Dance, Dance, Dance to the Funk"), mas também capaz de buscar o romantismo como em "You Are my Everything".
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