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La Terra Trema

"DEUSES MALDITOS" E "A MORTE EM VENEZA" DERAM FAMA A LUCHINO VISCONTI. HÁ 25 ANOS ATRÁS ELE REALIZAVA UMA OBRA-PRIMA: "LA TREMA", QUE SERÁ EXIBIDA HOJE NO TEATRO PAIOL, ÀS 20 HORAS. NO SÁBADO, NO MESMO HORÁRIO, O FILME SERÁ EXIBIDO OUTRA VEZ, DESTA VEZ COM UMA CONFERÊNCIA DO CRÍTICO RONALD MONTEIRO, DO JB. "LA TERRA TREMA" NUNCA FOI EXIBIDO COMERCIALMENTE EM NOSSO PAÍS, Dentro da filmografia do cinema inédito - isto é, aquelas obras primas que por razões que a razão desconhece, permanecem distante do público brasileiro, "La Terra Trema" não é caso único de nosso país; mesmo em sua pátria - a Itália, e na França - país em que a cultura cinematográfica é assunto muito sério - o segundo filme de Luchino Visconti permanece até hoje, 25 anos após sua apresentação oficial no Festival de Veneza (onde obteve uma modesta premiação "de consolação"), restrito ao ambito das cinematecas e cineclubes. Entretanto, em qualquer história ou simples ensaio sobre o cinema italiano, "La Terra Trema" é citado como obra básica do Néo-Realismo - movimento do qual Visconti é tido como o precursor, ao realizar entre 1941-42, "Os sesiones" - seu primeiro longa-metragem, adaptado de um best-seller americano nos anos 40: "The Postman Always Rings Twicw" de James Cain. Como acentuou o crítico Giuseppe Ferrara, "La Terra Trema" foi idealizado quando Visconti experimentava a urgente necessidade de realizar uma obra esclarecedora, "que conduziria a marcha iniciada com "Os sessione" a seus objetivos essenciais de pesquisa e de apreensão da realidade italiana da década de 40". Se propôs então a preparar um projeto denominado "Documentário sobre a Sicília" que contaria sucessivamente tre histórias proletárias, tendo como heróis pescadores, mineiros de enxofre e camponeses. No início, Visconti não pensava nunca trilogia: a idéia original de "La Terra Trema" foi a de um filme de "sketches". A REALIZAÇÃO Em novembro de 1947, Visconti deixou Roma com sua equipe, após ter obtido o financiamento da Itália Filmes, que entretanto, poucas semanas depois de iniciado as filmagens na ilha de Aci Trezza, na Sicília, desistiu do projeto. Visconti continuou, sozinho no início e depois em sociedade com Salvo D`Angelo, diretor da Universidade. Ao fim do primeiro mês de rodagem, viu, porém, que era impossível realizar a obra em episódios conjuntos como previa o roteiro. Assim, decidiu dedicar a primeira parte - o chamado "Episódio do Mar", especialmente ao drama dos pescadores - com base no romance "I Malavolgia" de Giovanni Verga (1840-1922), publicado em 1881. A escolha da localidade de Aci Trezza, descobria no romance de Verga, sublinha já a influência de "I Malavoglia", considerado por Visconti como "o fio condutor, a ferramenta que me permitiu "escavar" os homens sicilianos, a vida mais secreta da alta insular". Estudiosos da obra Viscontiana, como Giuseppe Ferrara afirmam que o cineasta não compreendeu a Sicília visitando-a, mas, antes, lendo o romance de Verga. A autenticidade de Luchino foi tanta que utilizou a população da ilha e manteve na versão original (a que será apresentada hoje à noite, no Teatro do Paiol), os diálogos em dialeto siciliano e pedia aos atores improvisados que falassem espontaneamente, dizendo as palavras do romance de Verga, em seu idioma popular, ä fim de eliminar o que pudesse parecer literatura". Assim, o emprego integral do dialeto, sem mudanças, sem dublagem provem desta exigência de levar a visão de Vergas a profundidade máxima a verdade absoluta, global, desta realidade humana, desta vontade de pesquisa para estabelecer um laço entre o néo-realismo cinematográfico e o Veríssimo literário. O argumentos de "La Terra Trema é, basicamente simples: a história de Toni Velastro, pescador siciliano, que cansado de trabalhar para os mercadores de peixe hipoteca sua casa e tenta trabalhar por sua conta. Entretanto apesar do início favorável, uma tempestade destroi seu barco e ele perde sua casa e é obrigado a voltar ao antigo emprego, embora sabendo que será novamente explorado. A partir deste argumento, Visconti desenvolve um painel da Sicília - um quadro da realidade proletária que permanecia ainda há poucos atual, "talvez, porque tal realidade só tenha mudado em detalhes". No filme há referencias a episódios como o massacre de Portella Delle Ginestre e a participação de Salvador Giuliano (1910-1954), que liderou revoltas na Sicília contra os poderosos e que viria a ser focalizado, em 1962, por um dos mais válidos filmes da década, realizado justamente por Francesco Rossi - que ao lado de Franco Zefirelli (diretor de teatro e que se tornou conhecido por suas versões cinematográficas de temas Shakespereanos: "A Megera Domada" e "Romeu e Julieta"), foi um dos assistentes de direção de Visconti em "La Terra Trema". Rossi, hoje um cine asta político e cujo último filme ("O Caso Mattei"), foi escolhido pela crítica carioca como o melhor lançamento de 1972, anos atrás, uma segunda edição de "La Terra Trema', inclusive com a "tradução" dos diálogos para o italiano - uma montagem reduzida autorizada pelo próprio Visconti para tentar uma comunicação maior com o público italiano. As razões do fracasso de "La Terra Trema" se prendem a distribuição deficiente e a época pouca propícia de seu lançamento: apenas três anos terminada a guerra, o público italiano (e europeu de uma forma geral) não tinha interesse em assistir uma obra de vanguarda como era esta fita - preferido mais o cinema digestivo que as companhias americanas ofereciam. "O Episódio do Mar", substítulo que Visconti inscreveu nas notas iniciais de seu filme siciliano, permaneceu o único da trilogia desejada. Voltando a Roma após seis meses de rodagem, Visconti consagrou-se de novo ao teatro e encenava "As You Like It" de Willian Shakespeare, que escandalizaria a platéia do Teatro Elíseo, onde estreou a 26 de novembro de 1948 pela visão antitradicional do texto e os cenários e guarda-roupa surrealistas que Salvador Dali criou para esta produção Ainda em 1948 Viscontiencenaria mais uma peça - "Nossa Vida com Papai", adaptação que Howard Lindsay e Russel Rouse fizeram do best-seller de Clarence Day, e que lançava a 23 de dezembro um dos melhores atores do cinema italiano: - Franco Interlenghi. Mesmo sem poder concluir sua trilogia sobre a Sicília, Visconti voltaria por duas vezes a realizar filmes relacionado a aquela região: em 1960, a tragédia "Rocco e seus Irmãos" - que mesmo oficialmente inspirado em "II Ponte della Ghisolfa" de Giovanni Testori - (com roteiro em que colaborou inclusive o romancista Vasco Patroline), foi reconhecida pelo cineasta como uma espécie de complemento de "La Terra Trema" e, em há 10 anos atrás, com "O Leopardo" (IL Gattopardo), do romance de Giuseppe Tomasi di Lampedusa. BIBLIOGRAFIA (1) Ferrata, Giuseppe - "Luchino Visconti", volume 21 da coleção "Cinema D`Aujourd`Hui", - Edições seghers, 1963. (2) Enciclopéia Ilustrada Del Cine Editorial Labor S . A . , Madri, 1969. (3) "Rocco et ses Fréres", roteiro, Buchet/Chastel Editores 1961. FOTO LEGENDA- A personalidade de Salvatore Giuliano - líder sicialiano assassinado pela Mafia, em 1954, também aparece em "La Terra Trema". 14 anos de pois, Francesco Rosi - ex-assistente de Visconti - faria um filme clássico chamado "O Bandido Giuliano". FOTO LEGENDA1- Em "La Terra Trema", Visconti utilizou os próprios habitantes da Ilha de Aci Trezza, na Sicília, como interpretes. FOTO LEGENDA2- Uma cena de filmagem de "La Terra Trema", na Sicília.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Nenhum
1
18/01/1973

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