Login do usuário

Aramis

CINEMA

Josef von Stemberg, diretor austríaco cujo verdadeiro nome era Joe Stern (Viena, 1894/Los Angeles, 1969), filho de hungaros-poloneses de origem israelita, emigrou para os Estados Unidos aos 7 anos e estudou nas escolas públicas de Nova Iorque. Em 1920 regressou a Áustria para completar seus estudos e diplomou-se em Filosofia mas ao voltar aos EUA abandonou suas pretensões literárias para dedicar-se ao cinema, primeiro filme ("Saivation Hunters", 1925), mereceu elogios de Chaplin e em seu quarto longa-metragem obteve uma consagração: "Paixão e Sangue" (Underwold, 1927) é registrado nas enciclopédias como o primeiro momento histórico do filme de gangsters, pois a partir daí os filmes dramatizando a vida e a morte de criminosos se tornaram familiares aos fãs do cinema americano. Dentro da obra de Stemberg, "Underworld" é o primeiro ponto de uma trilogia sociológica com "As Docas de Nova Iorque" (hoje, 20 horas, Teatro do Paiol) - ambos realizados em 1928. Assim, a inclusão de "The Docks Of New York" na Mostra Tesouros da Cinemateca Francesa, oferece uma oportunidade única do público interessado em conhecer ao menos um exemplo da primeira fase do filme de gangster no cinema Sternberg - famoso também por ter lançado Marlene Dietrich (foto) em "O Anjo Azul" (Der Blaue Engel, 1930) - caracterizou-se como um pesquisador formal, amante de composições plásticas refinadas e de situações dramáticas construídas principalmente sobre as percepções sensoriais.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Nenhum
14
24/03/1973

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br